Rafael Piovezan é eleito presidente do Conselho Diretor do Consórcio PCJ enquanto enfrenta desafios econômicos na cidade
O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, foi eleito presidente do Conselho Diretor do Consórcio PCJ, uma associação intermunicipal que reúne 42 cidades e empresas para a gestão das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A eleição ocorreu no campus da Fundação Hermínio Ometto (FHO), com a presença de autoridades regionais e estaduais, incluindo Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relacionamentos Institucionais do Estado de São Paulo.
Embora a nova função seja vista como uma oportunidade de liderança regional, a gestão de Piovezan enfrenta desafios financeiros significativos em Santa Bárbara d’Oeste. Recentemente, a administração municipal recorreu a um empréstimo milionário de R$ 130 milhões para equilibrar as contas públicas, evidenciando dificuldades em gerir os recursos da cidade.
Agora, acumulando a responsabilidade de presidir o Consórcio PCJ, especialistas e críticos questionam se o prefeito conseguirá dividir sua atenção entre a administração local e as demandas regionais. “Agradeço pela confiança em nosso trabalho”, disse Piovezan durante a cerimônia de posse, destacando sua experiência como secretário de Meio Ambiente e diretor-superintendente do DAE. “Vamos ajudar os outros municípios a construir políticas públicas e ações que permitam garantir água de qualidade para o desenvolvimento social, ambiental e econômico.”
No entanto, moradores e opositores políticos apontam que a gestão financeira da cidade já está fragilizada, e o acúmulo de funções pode prejudicar ainda mais a administração municipal.
O Consórcio PCJ tem como missão promover a gestão sustentável dos recursos hídricos, planejamento ambiental e a recuperação de mananciais. A organização é composta por prefeitos e representantes de empresas e trabalha para alinhar políticas públicas em prol da sustentabilidade hídrica.
Durante a reunião de eleição, foram apresentados novos membros, como o município de Sumaré e a Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ). Também foi anunciado o início das inscrições para o 9º Prêmio Ação pela Água 2025, com o tema “Sustentabilidade Hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”.
Reeleito em 2024 com a maior votação da história do município, Piovezan enfrenta crescentes críticas sobre sua capacidade de lidar com as demandas locais. A recente decisão de recorrer a um empréstimo milionário levantou dúvidas sobre o planejamento fiscal da cidade, enquanto projetos importantes, como melhorias em infraestrutura e saúde, ainda aguardam execução.
Com a eleição para a presidência do Consórcio PCJ, Santa Bárbara d’Oeste se encontra diante de um dilema: como conciliar a busca por reconhecimento regional com a necessidade urgente de resolver questões locais?
Os próximos meses serão decisivos para determinar se o prefeito Rafael Piovezan conseguirá equilibrar suas funções e entregar resultados que atendam tanto a Santa Bárbara d’Oeste quanto às demandas do consórcio intermunicipal.
VEJA TAMBÉM
CESB promove oficina especial de Dias das Crianças para alunos do Projeto SER
Clube de Leitura do Léo Sallum terá discussão do livro “Nunca vi a chuva”
Tivoli terá nova edição do projeto MovieCOMtodos neste domingo