28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeito de Nova Odessa recebe artista Sebastian Fonseca para discutir projeto de compostagem

Compartilhe essa notícia!

Na última quinta-feira (17/06), o prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu em seu gabinete o ator, cantor e bailarino Sebastian Fonseca, que apresentou à cidade uma proposta de projeto ambiental, apoiado por ele, com base em uma tecnologia de compostagem acelerada de resíduos orgânicos. Também participaram do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, Walter Bonaldo Filho, e os secretários-adjuntos de Desenvolvimento Econômico e Social, Rafael Brocchi, e de Meio Ambiente, Bruno Crema.

Sebastian, que ficou nacionalmente conhecido por ter sido garoto propaganda da rede de lojas C&A durante 20 anos, esteve acompanhado dos representantes da empresa Dar Vida, de São Bernardo do Campo, responsável pelo desenvolvimento do equipamento biodigestor que faz a compostagem de resíduos orgânicos em apenas 45 minutos e gera fertilizante orgânico de alta qualidade, sem produzir chorume ou liberar C02, que são vetores de contaminação do meio ambiente.

“A preocupação com o Meio Ambiente faz parte da minha história desde que eu era estudante em Belo Horizonte, cidade onde nasci. Hoje, estou envolvido com uma solução inédita para a preservação do planeta e que, caso seja implantada em Nova Odessa, certamente tornará o município uma referência para o mundo em responsabilidade ambiental”, declarou Sebastian.

De acordo com o representante da Dar Vida, José Roberto Alves Pereira, o equipamento de compostagem desenvolvido pela empresa já opera no Shopping Eldorado, em São Paulo, no prédio da Google e no Colégio Dante Alighiere, “com excelentes resultados”.

“Enquanto os demais métodos de compostagem duram de 3 a 12 meses, a nossa solução tem um ciclo de processamento ultrarrápido, de apenas 45 minutos, a partir da ação de enzimas que aceleram a decomposição dos resíduos. O resultado é um adubo orgânico classe A, que pode ser vendido por quem opera a tecnologia”, explicou Pereira.

A intenção da Dar Vida, ao visitar as prefeituras, é “apresentar as vantagens de rentabilidade e sustentabilidade do projeto para empresários locais que se interessem em fazer uma parceria com o poder público para processar os resíduos orgânicos que são coletados pelo município”.

A Prefeitura de Nova Odessa solicitou um prospecto técnico do projeto, para análises. A cidade já faz parte do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), criado em 22 de janeiro de 2009, formado pelos municípios de Elias Fausto, Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré e tendo como principal objetivo compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. “É uma tecnologia inovadora, interessante, que pode ser analisada no âmbito do Consimares”, adiantou o prefeito Leitinho.

 

[easy_image_gallery gallery=”919″]

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!