Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeito de Americana recebe 20 mil kits de testes rápidos de Covid-19

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, e o vice Odir Demarchi estiveram, na tarde desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal, onde receberam 20 mil kits de testes rápidos da Covid-19, adquiridos com recursos do duodécimo que seria devolvido à Prefeitura. O prefeito e o vice foram recepcionados pelo vereador e presidente do Legislativo, Thiago Martins, e demais vereadores.

 

A parceria entre Executivo e Legislativo culminou na compra de 20 mil kits, no valor de R$ 374 mil. “Quero destacar a importância desse ato da Câmara, que se mostrou presente e preocupada com a atual situação da Covid-19 na cidade. Antes, essa nossa parceria já havia possibitado a aquisição de 13 respiradores, que estão salvando a vida das pessoas”, afirmou Chico.

 

Os testes rápidos continuarão a ser realizados no Hospital Municipal, mas também permitirão a descentralização do serviço para quatro grandes áreas da cidade: Parque Gramado, Cidade Jardim, Praia Azul e Antônio Zanaga. “É um trabalho muito importante, e estamos adotando todas as medidas para conter o avanço desse vírus, que está afetando o mundo”, disse o prefeito.

 

O vice-prefeito Odir Demarchi agradeceu pelo trabalho conjunto e lembrou que os novos kits trarão mais agilidade no tratamento. “Em no máximo duas horas, a pessoa já sabe se está infectada ou não e poderá sair do atendimento médico já medicada. Hoje, precisamos esperar dez dias até que o resultado venha de fora”, avaliou.

 

O presidente da Câmara, Thiago Martins, ressaltou que o uso de parte do duodécimo para aquisição dos kits é uma iniciativa de todos os 19 vereadores, que estão preocupados em ajudar a cidade. E anunciou a compra de bombas infusoras e carrinhos de limpeza para o Hospital Municipal. “No total, entre os testes rápidos e os equipamentos para o HM, estaremos investindo R$ 630 mil na saúde”, destacou.

 

Depois de sair da Câmara Municipal, o prefeito e o vice se dirigiram ao Hospital Municipal e, juntamente ao superintendente da Fusame, Edson Eduardo Pramparo, exortaram a população para que mantenha os protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo, como utilização de máscaras e álcool em gel, distanciamento social e respeito às regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

 

“Dobramos os leitos de UTI de 15 para 30, e os de enfermaria de 20 para 40, adquirimos respiradores e testes rápidos, estamos trabalhando na imunização da população. Mas precisamos dessa parceria com a comunidade. O lazer é importante, mas não mais que a vida. Estamos fazendo nossa parte, a Gama, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar estão fiscalizando, numa força-tarefa de controle da Covid-19”, enfatizou o prefeito.

 

“O Hospital Municipal está com 100% da capacidade para atender os casos de Covid, muitas empresas não estão entregando insumos e encontramos dificuldade na contratação de novos profissionais. Por isso, é tão importante as ações de prevenção à doença”, falou o superintendente da Fusame, Edson Eduardo Pramparo.

 

“Estamos preocupados, pois os casos vêm aumentando a cada dia, os hospitais estão no limite. As atitudes da população são muito importantes”, disse o vice-prefeito Odir Demarchi.

 

Fotos: Divulgação