24horas RMC 

Prefeito de Americana assina ordem de serviço para construção de reservatórios de água na cidade

O prefeito de Americana, Omar Najar, assinou na tarde desta sexta-feira (9) a ordem de serviço para o início do processo de construção de quatro reservatórios de água na cidade, nos bairros São Roque, Jardim Brasil, São Luiz e Chácara Letônia. O investimento será de R$ 8,9 milhões e a empresa responsável é a Eurotanks, de São Paulo, vencedora da licitação.

 

“Estou muito feliz em assinar a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos para que a população tenha a garantia de abastecimento e qualidade da água. É um investimento muito importante para a cidade. O primeiro reservatório será instalado na região do São Roque, num prazo de 40, 45 dias. É uma tecnologia de montagem mais rápida. São equipamentos  importados da Áustria e têm qualidade de última geração em reservatórios. Estamos avançando cada vez mais com investimentos no abastecimento e tratamento de esgoto, uma das prioridades do nosso governo”, disse o prefeito Omar Najar.

 

O sócio diretor da empresa Eurotanks, Guilherme Filipe Toscano, explicou sobre a tecnologia de ponta que será implantada na cidade. “A fabricação dos tanques de reserva de água é feita com aço e esmalte de vidro,  material extremamente resistente, de alta durabilidade, mais moderno que existe no mundo. Os trabalhos irão começar com a etapa de preparação do solo, sondagem e construção da base de concreto para receber a estrutura. Em torno de 8 a 10 meses já teremos o primeiro reservatório, do São Roque, em operação”, disse o diretor da empresa.

 

Com os investimentos no abastecimento da cidade, Americana vai aumentar em 30% a capacidade de reservação de água, segundo o diretor geral do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Carlos Cesar Gimenez Zappia. “O objetivo é aumentar a capacidade de reserva. O último investimento em reservatórios foi em 2000 e 2001. A cidade cresceu e temos uma deficiência. Esses quatro reservatórios serão construídos nos bairros que hoje mais necessitam de água, para poder suprir o crescimento da população. Também estamos investindo na construção de um barramento no Rio Piracicaba e em uma nova captação. Temos 33 reservatórios hoje e, com os novos reservatórios, teremos um aumento na carga de 30% pelo menos”, explicou Zappia.

 

Os reservatórios do São Roque, Jardim Brasil (segundo a ser construído) e Chácara Letônia (região da Praia dos Namorados) terão capacidade para 2,5 milhões de litros e o do São Luis terá 1 milhão de litros de água. Também será construído um reservatório no Parque Novo Mundo, uma contrapartida de empreendimento na cidade pela Construtora MRV, com capacidade de 1 milhão de litros. Os trabalhos começarão em 30, 40 dias, segundo o DAE.

 

Acompanharam a assinatura da ordem de serviço para a construção dos novos reservatórios os vereadores Juninho Dias e Pedro Peol, o chefe de Gabinete, Belmiro dos Santos, o secretário de Governo, Junior Barros, o diretor administrativo do DAE, Marcos Morelli, o engenheiro do DAE, Gilberto Souza Gonçalves, o analista de licitações da Eurotanks, Vinícius Nucci Bordini.

 

Fotos: Susy Coutinho

Comentários

Notícias relacionadas