Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Precisa de empréstimo rápido? Veja alguns cuidados antes de solicitar

É fácil obter um empréstimo rápido, mas você precisará dar atenção especial ao seu orçamento.

 

Fazer um empréstimo rápido é bem mais fácil do que você imagina. Mas também é preciso ter vários cuidados, especialmente com a sua vida financeira.

Só que não apenas isso. Há vários custos adicionais presentes em um empréstimo, e diversas empresas oferecem valores.

Assim, é fundamental avaliar cada aspecto do empréstimo antes de adquirir essa dívida. Falamos sobre tudo ao longo do conteúdo. Continue lendo para saber o que você precisa!

Afinal, eu consigo um empréstimo rápido?

É possível, sim, conseguir um empréstimo rápido. Basta você solicitar o crédito pela internet. 

Os empréstimos online muitas vezes são aprovados em algumas horas. Outras empresas pedem apenas alguns dias para analisar a aprovação, especialmente quando o montante é maior.

É algo interessante inclusive porque você não precisa sair de casa para solicitar o crédito. Basta fazer o pedido pela tela do computador ou do celular.

Só que, por causa de toda essa facilidade, você também precisa ter cuidado redobrado. Veja a seguir o que fazer.

Vale dizer que alguns bancos físicos também oferecem crédito rápido. Porém, será preciso ir pessoalmente à empresa para solicitar o valor.

Ou então, usar o aplicativo da empresa. Mas aí, você vai “voltar para a internet”, mas negociando com um banco tradicional

O que se atentar ao pedir um empréstimo

Fazer um empréstimo significa fazer uma dívida. Por isso, você precisa ter segurança na transação, para evitar que ela traga problemas depois. Leia abaixo.

Analise seu orçamento

Empréstimo rápido online favorece decisões por impulso, mas isso pode trazer várias dores de cabeça. Então, antes de pedir um empréstimo, é essencial analisar seu orçamento. 

Essa análise precisa considerar sua renda, seus gastos recorrentes e o que você tem para gastar. Esse último vai dizer o quanto você pode pagar por uma parcela mensal do crédito.

Afinal, é importante pagar pelo empréstimo em dia. Do contrário, ele vai acumular juros e a dívida vai se tornar maior.

Se for preciso, você também pode pensar em obter uma renda extra ou economizar nos gastos. Isso vai aumentar seu poder de pagamento do crédito. 

Mas tudo isso deve ser feito antes de você obter o empréstimo. Assim, haverá um plano e previsões já estabelecidas, para evitar desgaste financeiro depois.

Tenha clareza do destino do empréstimo

Solicitar um empréstimo sem um objetivo claro para o dinheiro pode ser perigoso. Nesse caso, é possível que você gaste os valores em outras coisas, mas a meta principal vai ficar em aberto.

Por exemplo: você resolveu pegar um empréstimo para pagar algumas dívidas. Só que não definiu que dívidas são essas. Então, com o dinheiro em mãos, você pode acabar pagando débitos mais recentes, enquanto as dívidas com juros altos continuam em aberto. Péssimo negócio, não é mesmo?

Dessa forma, não obtenha o empréstimo sem definir cuidadosamente para o quê o dinheiro vai servir. Você precisa disso para evitar criar uma dívida “que não serviu para nada”.

Verifique os custos adicionais

Todo empréstimo tem taxas associadas, e isso vai além dos juros. Existem, por exemplo, tarifas do banco, seguros e várias despesas que podem ser inseridas no contrato.

Por isso, é essencial ter atenção ao CET do empréstimo. O CET é o Custo Efetivo Total do crédito, e vai dizer propriamente o quanto você vai pagar pelo dinheiro emprestado.

Conhecendo esses custos adicionais, fica mais simples comparar as opções de crédito. Porque pode ser que um banco cobre juros baixos, mas suas taxas adicionais vão tornar o empréstimo bem mais caro que em outras empresas.

Analise suas opções com cautela

Como dissemos antes, as taxas associadas a um empréstimo são bem diferentes entre as credoras. Então, é essencial comparar as opções que você tem disponível.

Mas essa comparação ainda precisa ir além de taxas. Na verdade, é essencial avaliar também a reputação da marca.

A credora é confiável? O que outros clientes dizem dela? Esse tipo de informação vai dar a você mais segurança de negociar com uma empresa de credibilidade.

Considere um empréstimo online

Você viu mais cedo no texto, mas é importante lembrar: o crédito online pode ser uma ótima opção para conseguir empréstimo rápido.

Pela internet, basta informar alguns dados e a solicitação de empréstimo será avaliada. Então, se aprovada, o dinheiro será depositado em conta.

Mas tenha atenção redobrada quanto à credibilidade da empresa. É essencial saber que ela é confiável antes de negociar.

Fique atento a golpes

Golpes de empréstimo, principalmente na internet, são mais comuns do que você imagina. Por isso, se a oferta for “boa demais”, muito diferente do que outras empresas oferecem, desconfie!

Outra dica é nunca fazer pagamentos antecipados pela internet. Se isso for apresentado como condição para liberar os valores, é golpe!

Use um comparador de empréstimos

Na hora de obter um empréstimo, vale a pena contar com um simulador de empréstimo. Esse tipo de ferramenta funciona bem simples: primeiro, você vai informar alguns dados. Como o valor desejado de crédito.

Em seguida, o simulador vai apresentar várias ofertas de empréstimo para você comparar. São opções que vão variar de empresas e taxas.

Com essa visualização simples, fica mais fácil entender qual opção de crédito é mais vantajosa ao momento.

Você pode usar, por exemplo, um simulador de emprestimo pessoal. Ou ainda, um simulador de empréstimo para autônomos, ideal para quem não tem um trabalho CLT.

Outra opção é o simulador de empréstimo com garantia de imóvel. Esse tipo de modalidade costuma oferecer taxas e prazos mais atrativos, contudo é necessário ter o bem em seu nome.

Considerações finais

Fazer empréstimos era algo complicado tempos atrás, mas hoje é cada vez mais simples e rápido. Mas é sempre preciso ter cuidado com o seu orçamento e com a credora dos valores. 

No caso do seu orçamento, tenha a certeza de planejá-lo primeiro. É essencial conseguir pagar pelo empréstimo, ou os juros vão se acumular e você terá problemas financeiros.

Já falando da credora, ela precisa ser confiável e ter a melhor oferta ao seu caso. Então, faça uma boa pesquisa e comparação.

Os demais cuidados que apresentamos ao longo do conteúdo vão ajudar. Basta seguir cada um deles, para que o seu pedido de empréstimo não se torne dor de cabeça no futuro.