Posicionamento da indústria para a COP30, cases globais de sustentabilidade e diagnóstico da infraestrutura da região Norte serão apresentados nesta quarta-feira (15), em Brasília, no Unique Palace
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove na próxima quarta-feira (15), em Brasília, o evento “Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda de Clima”. O objetivo é debater e apresentar propostas do setor produtivo para a 30ª Conferência do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém. O encontro reunirá representantes dos governos federal e estadual, CEOs de grandes empresas e especialistas em sustentabilidade.
Na ocasião, será divulgado o posicionamento da indústria brasileira para a Conferência. Outro destaque da programação é o anúncio de cases globais de sucesso selecionados pelos oito grupos de trabalho da Sustainable Business COP (SB COP), coalizão empresarial lançada pela CNI para articular ações de sustentabilidade e apoiar as negociações climáticas.
Durante o evento Pré-COP30, a CNI também lançará o estudo “Panorama da Infraestrutura – Região Norte”, que reúne informações sobre as áreas de transporte, energia, saneamento básico e telecomunicações, bem como as propostas para melhorias da infraestrutura nos sete estados do Norte do país.
PROGRAMAÇÃO
Para a cerimônia de abertura, estão confirmadas as participações do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban; do chair da Sustainable Business COP (SB COP), Ricardo Mussa; do Campeão Climatico de Alto Nível da COP30, Dan Ioschpe; e do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.
Foram enviados convites e aguardam confirmação o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o governador do Pará, Helder Barbalho; além dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
Ao longo do evento, os painéis contarão com a presença de lideranças de grandes empresas e instituições financeiras. Estão confirmados nomes como Gilberto Tomazoni, CEO Global da JB e chair do GT de Sistemas Alimentares da SB COP; Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem; Lucas Lima do Nascimento Leandro, diretor de Relações Institucionais da Ambev; Helena Pavese, gerente-executiva de Sustentabilidade da Suzano; e Suelma Rosa, vice-presidente de Assuntos Corporativos para a América Latina da PepsiCo.
O painel sobre finanças de transição e investimento terá a participação de Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudanças Climáticas do BNDES; e de Natalia Dias, diretora de Mercado de Capitais e Finanças Estruturadas para a América Latina e Caribe do BID Invest.
No lançamento da publicação “Panorama da Infraestrutura – Região Norte”, participarão: Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI; Alex Dias Carvalho, presidente da FIEPA; e Marcelo Thomé, vice-presidente da CNI, presidente do Instituto Amazônia+21 e presidente da FIERO.
SERVIÇO
- O QUÊ: evento “Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda de Clima”
- QUANDO: quarta-feira, 15 de outubro, a partir das 8h30 (credenciamento e welcome coffee)
- ONDE: Unique Palace, Brasília
VEJA TAMBÉM
Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
Adulteração de bebidas expõe bares a riscos criminais e de responsabilidade com consumidores
Conselho limita parcelas e valor da linha de crédito de antecipação do saque-aniversário do FGTS