Artigos / Opinião Saúde 

Praticar esportes garante benefícios para o corpo e mente

Praticar exercícios físicos pode trazer benefícios não só para o nosso corpo, mas também para a mente. Além de manter-nos fisicamente saudáveis, praticar esportes pode estimular o cérebro na produção de alguns hormônios importantes para a saúde mental.

São inúmeros os casos de pessoas que melhoram da depressão, ou que sofreram uma mudança positiva no estado emocional após iniciarem uma atividade esportiva, provando que os esportes garantem benefícios para o corpo e a mente.

 

Quais são os benefícios proporcionados pela prática de esportes?

Além de ajudar a emagrecer com saúde, a prática de esportes oferece muitos outros benefícios para a saúde do corpo e mente. Listamos alguns dos principais deles. Confira!

  1. Provoca melhora no humor

Praticar atividades esportivas provoca a liberação de hormônios e substâncias químicas que podem te fazer se sentir mais feliz e mais relaxado, como a endorfina. Além disso, esportes coletivos podem melhorar seu convívio social, permitindo a conexão com os colegas num ambiente de desafios e lazer. A prática de esportes é um antidepressivo natural, melhorando também a autoestima por promover uma melhor aceitação do nosso corpo, por conta da perda de peso e definição dos músculos.

  1. Melhora a concentração

A prática de esportes pode manter algumas habilidades mentais sempre reguladas, mesmo que tenha uma tendência a diminuir com a idade. Os esportes, sejam individuais ou coletivos, podem desenvolver o raciocínio lógico, pensamento crítico e concentração. Além disso, o esporte pode exercitar algumas partes do cérebro, como o hipocampo, estimulando a produção de células, melhorando o processo cognitivo, e assim prevenindo doenças relacionadas a perda de memória, como Alzheimer e outras. Um estudo realizado comprovou que praticar atividades físicas até 4 horas depois de estudar, pode melhorar a consolidação das informações na memória.

  1. Melhora os hábitos do sono

Os esportes podem melhorar a qualidade do seu sono. Podem ajudar a adormecer mais rápido, relaxar mais o seu corpo durante o sono e dormir mais profundamente. Nessa fase do sono profundo, é onde o corpo repara os tecidos, sedimenta informações e faz a cicatrização geral, melhorando seu humor no dia seguinte por ter dormido melhor. As práticas noturnas não devem ser realizadas até muito tarde, pois pode causar o efeito inverso, deixando a pessoa muito energizada e tendo dificuldade em pegar no sono.

 

  1. Estimula a disciplina e os traços de liderança

Praticar qualquer atividade física envolve adquirir uma rotina com organização, estimulando o praticante a ser disciplinado, podendo refletir no dia a dia, trazendo benefícios para a vida pessoal e profissional.

Os esportes coletivos podem ser um local propício para o desenvolvimento da liderança. As pessoas que possuem esses traços vão estar naturalmente mais inclinadas a liderar a equipe, por treinarem e competirem juntos, podendo refletir nas situações sociais ou no trabalho, desenvolvendo também a proatividade.

  1. Benefícios desde a infância

Além dos benefícios mentais e corporais que o esporte causa nos adultos, nas crianças pode ajudar na coordenação motora, no aprendizado, no raciocínio lógico, no convívio social, pode ajudar a quebrar a timidez e tratar ansiedades, distúrbios de atividade e melhorar o desempenho escolar. Além disso, quanto mais cedo estimuladas a praticar esportes, maior a chance de levarem esse hábito para a idade adulta, transformando o esporte numa atividade de lazer, e não numa obrigação.

Especialistas são unânimes em recomendar a prática esportiva como atividade regular. Porém, é recomendável passar por uma consulta médica para melhor indicação da modalidade esportiva.

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

Comentários

Notícias relacionadas