RMC Saúde 

Postos de Saúde passam a funcionar até as 17h a partir de quarta-feira

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está ampliando o horário de atendimento em quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A partir de quarta-feira, dia 1º, as unidades do Centro, São Jorge, São Manoel e Jardim Alvorada passam a atender até as 17h. A medida ampliará em cerca de 40% o número de consultas.

 

“Esta medida também faz parte do projeto de reestruturação de nossa rede pública de saúde que, além de oferecer melhor infraestrutura também busca a humanização do atendimento”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “Nossa expectativa é, com esta uma hora a mais que teremos diariamente, passar de 1.000 para 1.400 consultas semanais”, disse.

 

Cocato destacou que todos postos de saúde contam com ginecologista, pediatra e clínico geral. “Cada unidade tem um cronograma específico, mas em todas teremos semanalmente atendimento com os três especialistas”, garantiu.

 

O secretário lembrou que, desde o ano passado, tem implementado uma série de ações voltadas para melhoria do atendimento na rede pública de saúde. “Alteramos o horário para agendamento de transporte de ambulância, retirada de exames e na ouvidoria do Ambulatório de Especialidades para garantir mais agilidade. Disciplinamos também o agendamento com médicos especialistas, que agora é feito apenas com encaminhamento após atendimento nas UBSs ou em casos de retorno, e transferimos para as UBSs o cadastro do cartão de Saúde. São medidas internas que visam um atendimento mais ágil”, disse.

 

A Secretaria também realizou alterações junto aos funcionários, que agora são obrigados a usar crachás, e na infraestrutura da rede pública de saúde. A recepção do pronto-socorro, por exemplo, foi melhorada com implantação de salas de espera específicas para crianças e gestantes. Além disso, houve alteração no local de entrada e saída dos funcionários, prestadores de serviços, pacientes e visitas, ampliação do protocolo para classificação de risco dos pacientes, entre outras ações.

 

POSTO DO SÃO FRANCISCO VIRA UNIDADE BÁSICA DE ACESSO AVANÇADO

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa também anunciou mudanças no posto de saúde do Jardim São Francisco. A partir de quarta-feira, dia 1º, o local passa a funcionar como Unidade Básica de Acesso Avançado. O atendimento segue ampliado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 19h e às terças e quintas-feiras das 7h às 17h.

 

“A unidade estava funcionando, em projeto piloto, como Pronto Atendimento, no entanto, buscando oferecer um acesso com qualidade a toda rede de serviços e resolver a maior parte dos problemas e necessidades de saúde da população no ponto mais próximo de sua residência, tomamos conhecimento deste programa do Ministério da Saúde e começamos sua imlpantação pela UBS da região do Jardim São Francisco”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

 

Ele afirmou que não há alterações nos horários de atendimento, no entanto, a unidade receberá apenas pacientes do Jardim São Francisco e bairros de chácara próximos ao posto. “Os pacientes desta região contarão com atendimento com clínico geral às segundas, quartas e sextas e com pediatra nas segundas-feiras e ginecologista às quintas-feiras. Serão atendidos tanto pacientes que realizaram agendamentos quanto aqueles que procurarem a unidade nestes dias de atendimentos. Além disso, as vacinas de rotina serão aplicadas às terças e quintas-feiras nesta unidade.

 

O secretário frisou, no entanto, que urgências e emergências devem procurar o Pronto Socorro Municipal.

 

 

Comentários

Leia também...