28 de março de 2024

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Por que você deveria começar a pensar em Marketing de Conteúdo

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Se você está há algum tempo estudando sobre marketing digital, seja para sua empresa ou para prestar algum tipo de serviço, com certeza já ouviu uma célebre frase que “o conteúdo é rei”. 

Apesar dessa frase ser bastante difundida no mercado, muita gente ainda não conseguiu entender o real significado dela. 

O que é Marketing de Conteúdo 

Marketing de conteúdo é o que faz com que as pessoas comprem de você sem que você tenha que vender a elas. O marketing de conteúdo é todo conteúdo que você produz com a intenção de educar seu potencial cliente e levá-lo, por intermédio do seu funil de vendas, a tomar a decisão de que você é a melhor empresa e comprar de você e não do concorrente.

Vantagens do Marketing de Conteúdo

Apesar de só a definição já parecer algo maravilhoso, o marketing de conteúdo tem ainda mais benefícios. Confira abaixo alguns deles! 

Ajuda no SEO

O tráfego orgânico consegue diminuir o custo por lead em cerca de 95%. E um dos principais fatores de ranqueamento no Google é conteúdo de qualidade. Produzindo conteúdo, além de você gastar menos para convencer o cliente a comprar, você ainda gasta menos em ações de tráfego pago para trazer o seu cliente até você. 

Fidelização de clientes

Se você se preocupar com o funil de vendas completo,  certamente também vai gerar conteúdo voltado para o pós-venda. Esse conteúdo pode tanto ser publicado no blog do site como também pode ser enviado via e-mail marketing ou até mesmo compartilhado via redes sociais. Nesse conteúdo de pós-venda, você pode ajudar o cliente a utilizar melhor o produto, conservá-lo melhor e até mesmo fazer com que ele volte a comprar. Ou seja, o cliente acaba se tornando um cliente fiel. 

Propaganda boca a boca

O conteúdo de pós-venda também ajuda na propaganda boca a boca. Alguns tipos de conteúdo, principalmente nas redes sociais, podem fazer com que o seu cliente acabe compartilhando os seus posts, o que nos leva para um marketing boca a boca feito de forma bem natural.

Outra forma de incentivar isso é por meio de repostagens dos clientes. Você pode incentivar os seus clientes a postarem fotos usando o seu produto e repostá-los. 

Além disso também ser um tipo de propaganda boca a boca, serve como prova social, fazendo com que outros potenciais clientes vejam que você é confiável e  acabem comprando de você. 

O funil de vendas

Antes de montar uma estratégia de conteúdo, é importante que você pense no seu funil de vendas e em todos os tipos de busca que seu cliente pode fazer até chegar na decisão de compra.

Pode ser, por exemplo, que ele comece tudo nas redes sociais. Tanto as redes sociais quanto o blog são ótimos para conteúdo topo de funil, que é quando o potencial cliente ainda não descobriu que tem um problema ou quando acabou de descobrir que tem um problema. 

Os posts nas redes sociais podem ser algo como: Você já fez isso? E aí, você descreve uma série de ações, e na sequência avisa a pessoa que ela tem um problema. Então seria algo como: Você já ficou 10 minutos esperando seu computador ligar? Já se acostumou a apertar o botão de salvar do seu editor de texto a cada 2 linhas escritas para não perder tudo? Já ficou bravo porque o computador desligou e você perdeu todo o seu trabalho? Então, está na hora de trocar de computador! 

Claro que isso é algo básico, mas serve como exemplo de um conteúdo que seria bem topo de funil e que chama a atenção nas redes sociais. Depois, é hora de ir no seu site e criar um texto sobre “melhores computadores para estudantes, enfermeiras, médicos, etc.” Crie um artigo para cada profissão e não se esqueça de fazer a otimização SEO. 

Depois disso, comece a criar artigos que explicam as características do computador para, finalmente, criar um artigo que leve a pessoa a sua loja virtual e compre o seu produto.  Claro que raramente o cliente vai percorrer todo o funil de vendas no mesmo dia, mas se você tiver vários pontos de contato com ele e aparecer nas redes sociais, no Google, e em todos os locais possíveis, as chances dele acabar comprando de você são maiores. 

Pode ser que pensar em tudo isso tenha cansado você um pouco, então, nessa hora, é uma boa ideia contratar uma boa Agência de Marketing Digital e deixar que eles tomem conta de tudo para você.

Uma boa agência não vai cuidar só do seu marketing de conteúdo, mas também de tudo o que você precisar, como redes sociais, tráfego pago, tráfego orgânico, conteúdo, funil de vendas, e-mail marketing e todas as outras ações que você precisa para realmente aumentar as suas vendas. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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