27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Por que o imóvel tipo studio virou tendência para moradores jovens

Compartilhe essa notícia!

Quase metade dos lançamentos imobiliários de São Paulo são tipo studio. Por que esse estilo de moradia está tão popular entre jovens de classe média alta?

 

Com o ritmo acelerado de cidades como São Paulo, cada vez mais as pessoas, casadas ou solteiras, estão optando por morar em um studio. Essa espécie de apartamento compacto é ideal para pessoas que levam um estilo de vida alternativo, não passam muito tempo em casa, nem fazem questão de muito espaço.

 

De acordo com dados do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), 40% dos lançamentos imobiliários da capital paulista são do tipo studio. Mas por que esse estilo de moradia vem sendo tão requisitada?

 

Um dos fatores é o fato das pessoas estarem casando cada vez mais tarde. Segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a valorização da carreira tem feito a idade média dos brasileiros se casarem aumentar, pelo menos, dois anos.

 

Mesmo assim, a vontade de sair de casa existe e não está mais relacionada com casamento, mas sim com a localidade do trabalho e qualidade de vida. Isso faz com que jovens da chamada Geração Canguru saiam de casa em busca de praticidade e boa localização.

 

O studio é o tipo de moradia feita para jovens de classe média alta que querem sair da casa dos pais e prezam praticidade e mobilidade. Além disso, casais sem filhos que estão sempre viajando também acabam optando pelo studio, pois, mesmo não passando muito tempo em casa, não abrem mão do conforto.

 

O que o studio tem de diferente

Sendo empreendimentos compactos, essas unidades, majoritariamente sem divisão por paredes, têm menos de 40 m², além de plantas inteligentes, que são  configuradas especialmente para permitir que os moradores façam modificações na planta básica.

 

Isso acaba suprindo as necessidades de quem deseja um lugar com um arranjo específico.

 

Diferença entre studio, kitnet, flat e loft

Apesar de os quatro tipos de locações serem conhecidos por ocuparem pouco espaço e, muitas vezes, serem vistos como sinônimos, eles possuem características bem diferentes.

 

O studio oferece um espaço compacto para o morador, mas não deixa o conforto e sofisticação de lado. Com menos de 30 m², essa moradia pode ter paredes para divisão dos cômodos, e fica em áreas estratégicas para jovens e pessoas solteiras.

 

Já a kitnet tem apenas um cômodo e não possui divisão de parede, somente para o banheiro. Ao contrário do studio, a kitnet não é um lugar que preza a sofisticação e também não oferece serviços como lavanderia e piscina para seus moradores, por exemplo.

 

Enquanto isso, o grande diferencial do loft é seu estilo de decoração e construção, que geralmente é rústico, com galpões e armazéns, por exemplo. No Brasil não é um tipo de moradia muito comum, mas algumas construtoras usam o modelo de loft para inspiração no planejamento de flats e studios.

 

Por fim, o flat é um apartamento pequeno que tem a divisão comum dos cômodos — quarto, cozinha, sala, etc. No entanto, eles são feitos para pessoas com rotina agitada que não têm muito tempo para os serviços domésticos, por isso, possui serviços parecidos com os de hotel, como recepção, lanchonete, segurança e limpeza.

Benefícios do studio

Por serem menores, o seu custo-benefício é muito bom, sendo a opção ideal para os jovens. Outro fator bem interessante a se considerar é que eles acabam sendo um bom investimento, principalmente quando localizados em cidades universitárias e polos empresariais.

 

Studios são facilmente encontrados para aluguel, inclusive por curtos períodos, e são uma excelente alternativa para quem quer morar perto de algum lugar específico. Eles podem, até mesmo, servir de hotel durante um período mais longo.

 

Assim, o sucesso do studio para jovens solteiros e recém-casados de classe média alta é sua objetividade — essencial para rotinas agitadas que não possibilitam muito tempo em casa —, apreço pela boa localização e modernas arquiteturas. Com ele, as necessidades básicas dos habitantes das grandes cidades são atendidas com a maior qualidade e conforto possível.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!