Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria?

O aumento no valor dos bens de consumo é um assunto que surge de forma regular nas conversas de amigos e até nos noticiários. Mas o que poucos sabem é que em alguns casos este aumento se deve à escassez de matéria-prima. Então surge a pergunta: Por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria? 

Bem, a resposta para essa pergunta não é tão simples. A verdade é que diversos fatores estão influenciando o aumento do valor da matéria prima, e como consequência o valor final dos bens de consumo também acaba sendo majorado. 

De acordo com especialistas, algumas das razões para a escassez de matéria-prima são: 

● Fechamento das indústrias de base;

● Valorização do dólar;

● Alta demanda de consumo;

● Esgotamento das reservas naturais. 

Vamos entender como cada um desses fatores está impactando negativamente sobre a quantidade de matéria prima disponível para as atividades industriais, e como a falta de matéria prima afeta o valor final dos bens de consumo.

Fechamento de indústrias de base por conta da pandemia

O primeiro fator que tem afetado a quantidade de matéria prima disponível no mercado, é o fechamento de diversas indústrias de base em razão da pandemia do Covid-19. Quando nos perguntamos: por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria? Nós precisamos olhar para as indústrias de base. 

As indústrias de base são aquelas que transformam a matéria bruta em matéria prima, ou seja, são indústrias que extraem matéria bruta e dão o tratamento necessário para que ela possa ser utilizada em processos industriais. 

Geralmente esse tipo de empreendimento precisa de uma quantidade significativa de mão de obra especializada, entretanto, como a pandemia obrigou diversos setores a reduzir o quadro de empregados, esses empreendimentos não tiveram outra alternativa, a não ser reduzir a oferta ou encerrar definitivamente as atividades. 

Com a baixa oferta de insumos por parte das indústrias de base, as indústrias de produção sentiram a escassez de matéria prima.

Valorização do Dólar

O fechamento das indústrias de base é apenas uma parte da equação que nos ajuda a responder à pergunta: Por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria? A segunda parte dessa equação é a valorização do dólar. 

Não é nenhuma novidade que a moeda norte-americana é usada como moeda padrão em diversas relações comerciais de nível internacional. 

Tendo em vista que muitos recursos de produção são importados, geralmente o valor do dólar afeta consideravelmente o poder aquisitivo das indústrias. 

Em outras palavras, além de existir uma escassez na fonte de produção da matéria-prima, algumas indústrias estão perdendo o poder de compra para adquirir esse recurso de outros países. 

Esse problema só é mitigado para as empresas que utilizam matéria-prima exclusivamente nacional. Nestes casos a alta do dólar tem um impacto relativamente menor no poder aquisitivo dessas indústrias.

Alta demanda de consumo

Outro fator que também provoca a escassez de matéria-prima na indústria é o aumento na demanda de consumo. Tendo em vista o aumento na eficácia das estratégias de marketing, as pessoas estão reagindo cada vez mais aos estímulos de consumo. 

Como consequência, o aumento nas vendas de diversos setores aumentou e isso gera um escoamento da matéria-prima usada na produção. 

A baixa oferta por parte das indústrias de base, somada à alta demanda dos consumidores é a principal razão para a falta de matéria-prima nas indústrias. 

Em alguns casos o aumento da demanda também é resultado da pandemia do Covid-19. Produtos destinados à proteção coletiva e individual também sofreram um aumento na procura, como: máscaras, luvas de procedimento, óculos de proteção, expurgo hospitalar, produtos de higiene geral e outros.

Esgotamento de reservas naturais

A longo prazo, um fator que tem causado a redução gradativa da matéria prima nas indústrias é o esgotamento das reservas naturais não renováveis. À medida que exploramos reservas de recursos não renováveis essas reservas vão se esgotando, o que causa uma redução na capacidade de sintetização da matéria-prima. 

Isso é o que tem acontecido com alguns produtos que são baseados no petróleo. À medida que a matéria bruta se esgota, as matérias-primas baseadas no petróleo também se tornam mais escassas.

Devemos nos preocupar por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria?

Essa é uma pergunta que todos precisam se fazer: Será que a escassez de matéria-prima nas indústrias aponta uma realidade preocupante? Sim, a escassez de matéria-prima pode indicar que estamos consumindo avidamente os recursos naturais e não estamos encontrando alternativas para a produção industrial. 

Essa pergunta deve nos motivar a buscar alternativas para manter a autonomia industrial e garantir a sobrevivência do planeta. 

Conseguiu entender por que atualmente estamos com escassez de matéria-prima na indústria? Se este artigo te ajudou a compreender as razões, compartilhe com outros! Conhecer essas razões é muito importante para encontrar soluções para essa escassez.