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Por que adotar uma assistente virtual em seu negócio?

Atualmente, é comum ver pessoas que estão comentando cada vez mais entre si que certas profissões estão sendo substituídas por novas tecnologias. Com uma assistente virtual não é diferente, afinal, trata-se de uma tecnologia cada vez mais presente no mercado. 

 

A tecnologia faz parte do mundo atual. Em questão de segundos podemos realizar compras, estudar, conhecer novas pessoas, pesquisar por novas culturas e procurar por novos locais, tudo isso sem sair de casa, utilizando apenas o celular.

 

O mercado precisa estar preparado para atender esse novo tipo de consumidor, que está acostumado a ter a resposta para tudo na palma da mão de maneira rápida e fácil. Não estar preparado para atender esse tipo de demanda pode afastar novos clientes.

 

Hoje em dia, existem várias ferramentas e softwares disponíveis no mercado. Através delas, é possível otimizar vários processos realizados dentro de uma empresa, independente do tipo de segmento em que ela atua. 

 

As empresas de contabilidade, por exemplo, conseguem emitir notas fiscais e declarar impostos através de sistemas inteligentes. O trabalho que antes levava horas para ser feito um por um, hoje leva apenas alguns minutos.

 

E essa realidade também é possível para otimizar os serviços de atendimento ao cliente. Quando você disponibiliza uma ferramenta que sane as principais dúvidas do cliente em qualquer hora do dia ou da noite, você minimiza as chances de perder vendas.

 

Essa ferramenta é conhecida como chatbot, e através dela é possível criar as assistentes virtuais, estratégia já utilizada por grandes marcas varejistas conhecidas no mercado.

 

A função da assistente virtual é atender o cliente a qualquer hora, filtrar suas dúvidas ou receber suas críticas e sugestões. 

 

Dependendo da situação, é possível que a própria assistente virtual consiga sanar a dúvida, mas se for algo mais complexo, a própria ferramenta consegue filtrar a natureza da mensagem e encaminhá-la para o setor responsável para atender o cliente em horário comercial.

Assim, mesmo que o problema não seja resolvido na hora, o cliente já tem a segurança que ele está em andamento para ser resolvido, tendo como garantia a própria mensagem trocada com a assistente virtual, ou um número de protocolo gerado pela mesma.

 

Esse tipo de ferramenta é intuitiva, pois é desenvolvida por profissionais que estudam sobre as necessidades da empresa e de seus clientes antes de criar a ferramenta que realmente irá funcionar.

 

Dessa forma, é possível abranger várias que podem utilizar uma assistente virtual para atender os clientes, como

 

  • Áreas administrativas;
  • Financeira;
  • Comercial;
  • Educacional;
  • Secretariado.

 

Com a ascensão no setor de serviços digitais, as empresas estão cogitando cada vez mais possuir uma ferramenta de assistência virtual para se integrar nesse novo mercado.

 

Por isso, o suporte ao cliente é fundamental, tanto presencialmente quanto digitalmente. Logo, percebemos que ter um assistente virtual também é uma forma de otimizar o tempo nas ações administrativas da companhia. 

 

Quanto mais tempo para resolver questões simples, menos tempo o gestor responsável terá para lidar com coisas importantes que impactam diretamente nos resultados importantes da empresa. 

 

Mas antes de investir nessa ferramenta, é preciso entender mais sobre ela e quais benefícios ela pode trazer para a sua empresa.

A assistente virtual dispensa os serviços de pessoas reais?

Quando o assunto é assistência virtual, é comum que as pessoas achem que a ferramenta dispensa os serviços de uma pessoa real. 

 

Sabemos que o assistente digital é uma tecnologia para realizar atividades de maneira automatizada, com a utilização de robôs. 

 

Esses robôs são capazes de resolver as dúvidas mais frequentes, como um usuário que esteja com dificuldades em comprar raio x digital odontológico em um site, o assistente virtual dará o melhor direcionamento para que a compra seja efetuada com sucesso. 

 

Uma assistente virtual não dispensa o auxílio de um humano para que as manutenções necessárias sejam feitas, para que ela possa funcionar da melhor forma possível. 

 

Há pessoas que pensam que não há nenhuma necessidade de ter um humano para auxiliar um assistente virtual, entretanto, o profissional por trás do robô é a peça fundamental para que o processo de atendimento seja feito da forma mais natural. 

 

Nos navegadores de busca que estão disponíveis na internet, os usuários podem pesquisar por prótese testicular valor”, e logo o algoritmo irá direcioná-lo para as melhores opções. 

 

Acontece o mesmo no caso da assistente virtual, que dependendo do problema, irá solucionar na medida do possível. 

 

O fato de precisar de uma pessoa por trás, fica ainda mais evidente principalmente no momento de prospectar clientes ou de responder questões mais complexas, como reclamações ou assuntos financeiros. 

 

Desde de empresas que vendem coleira cabresto, até restaurantes ou companhias de serviços, além da ferramenta de assistente virtual, também é preciso que haja uma pessoa para realizar as manutenções necessárias e para gerenciar as atividades.

 

A assistente virtual tende a atender os clientes de forma objetiva, para que não sejam levantadas maiores dúvidas, e isso é em qualquer segmento, desde assuntos que envolvem suplemento para bovinos até perguntas relacionadas à alimentação.

 

Diante disso, apesar da assistente virtual otimizar e reduzir os custos de um determinado serviço, ainda é preciso que haja uma pessoa preparada para gerenciar as demandas geradas através da ferramenta.

As vantagens de uma assistente virtual

De fato, o uso de assistente virtual entre as organizações já é uma realidade para muitas empresas. A tecnologia surgiu para auxiliar os humanos em várias atividades, principalmente quando se trata de atividades relacionadas a certas profissões. 

 

Aos consumidores, a tecnologia juntamente com a internet permitiu que as empresas fossem atrás dos clientes, e não que os clientes que fossem atrás das empresas. 

 

Atualmente, ao pesquisar por “locação máquina de café Curitiba”, por exemplo, o usuário terá várias opções graças à internet. 

 

Além do auxílio, muitas vezes a tecnologia serve para diminuir os custos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro de uma empresa. 

 

De acordo com a pesquisa “O valor da tecnologia de agente virtual”, 99% dos participantes relataram que perceberam uma redução com os gastos nos contatos com as instituições.

 

A pesquisa também apurou a experiência das pessoas no atendimento com um robô, e 99% dos entrevistados mostraram estar satisfeitos com o atendimento prestado. 

 

O maior motivo para as empresas adotarem uma assistente virtual, está ligado diretamente à redução de custos. Isso se dá continuamente desde a sua implementação na companhia.

 

Há pessoas que acreditam que uma assistente virtual irá substituir por completo o trabalho humano. Porém, na verdade, eles servirão como uma forma de otimizar o serviço prestado. 

 

Os robôs, ou bots como também são conhecidos, servem como uma solução inicial para resolver questões fáceis. Caso o cliente ainda não encontre a solução certa para o seu problema, aí sim, o mesmo será direcionado para um atendimento com uma pessoa. 

 

É um trabalho que tem tanto o auxílio da tecnologia, quanto os conhecimentos humanos. É como o uso de aparelho de medir pressão com estetoscópio, que serve de auxílio para o profissional da saúde. 

 

Nessa dinâmica, o profissional terá a oportunidade de prestar um atendimento melhor e mais direcionado ao problema que o cliente estará passando. 

 

Por outro lado, a adoção do assistente virtual reduz ainda mais os custos da empresa pelo fato de acabar com as filas de atendimento, através da rapidez ao solucionar o problema. Nesta parte, é comum que o tempo médio das conversas seja cada vez menor. 

 

Se um cliente digita no site para a assistente virtual preços pabx panasonic ns500”, por exemplo, em poucos segundos ela irá direcionar ele para um link onde será possível ver as informações sobre o produto e realizar a compra.

 

Além disso, as falhas humanas também é um fator que tende a diminuir bastante, pois a empresa não terá mais despesas com retrabalhos. 

 

Os bots também são capazes de atender várias pessoas ao mesmo tempo, ou seja, eles conseguem minimizar os gastos de cada contato. 

 

Em um panorama atual, as empresas que já utilizam a tecnologia já estão um passo à frente da concorrência, pois disponibilizam atendimento contínuo para os seus clientes. 

 

Diante de uma geração cada vez mais digital, é inevitável não pensar como um bot consegue garantir uma praticidade ainda maior. 

 

As pessoas estão cada vez mais conectadas, e a tendência é que todas as questões que permeiam a realidade presencial estejam, de alguma forma, ligada a algo digital. 

 

Como construções que, ao serem finalizadas, possuem o as built projeto, uma planta que mostra as alterações feitas, visivelmente vistas de forma digital e simplificada. 

Como implementar um assistente virtual

No momento de adotar uma assistente virtual para o seu negócio, considere buscar um software que conte as tecnologias necessárias para lidar com os problemas comuns da sua empresa. 

 

Dependendo da assistente virtual, a tecnologia permite a transcrição de áudio e de voz, robotizando tarefas repetidas do suporte. A tecnologia também permite a combinação de texto e áudio em uma única plataforma. 

 

Portanto, é importante checar também se a ferramenta escolhida consegue lançar feedbacks de forma automática para os seus clientes. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.