24Horas Esportes 

Por Copa, Ministério do Trabalho ‘fecha os olhos’ para irregularidades na Arena Corinthians

O superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Antônio Medeiros, afirmou ao jornal ‘Folha de S. Paulo’ que, se não fosse para a Copa do Mundo, a obra da Arena Corinthians, em Itaquera, já estaria interditada. Segundo ele, os auditores responsáveis pela fiscalização estão ‘fazendo de conta’ que não veem as irregularidades.

“Se esse estádio não fosse da Copa, os auditores teriam feito um auto de infração por trabalho precário e paralisado a obra. Estamos fazendo de conta que não vemos algumas coisas irregulares”, afirmou, acrescentando que a preocupação com o prazo de entrega do estádio da abertura da Copa influencia a postura do Ministério, que tem respaldo do ministro.

“Isso é trabalho precário. Não vamos nem entrar neste assunto porque vai atrasar ainda mais a obra. Falei com o ministro e ele deu respaldo. Estamos fazendo de conta que não estamos vendo”, reafirmou. A reportagem da ‘Folha’ diz que entrou em contato com o ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), mas não obteve respostas da assessoria.

No momento, apenas parte da obra da Arena está interditada – a das arquibancadas temporárias, ondemorreu, no último sábado, o operário Fábio Hamilton da Cruz, de 23 anos. A paralisação, contudo, pode ser suspensa nesta quinta-feira, quando haverá nova reunião entre o Ministério do Trabalho e a Fast Engenharia, empresa responsável pela obra.

Na quarta, o Corpo de Bombeiros informou que o canteiro não está seguro para receber público, não está adequado à legislação vigente sobre segurança e também não tem o auto de vistoria da corporação. Os bombeiros pedem a adequação de 26 itens que não estão em conformidade com as normas de segurança.

Em quatro meses, a morte de Fábio, que caiu de uma altura de 8 metros em serviço, foi o segundo acidente nas obras do estádio. No final de novembro, dois operários morreram após a queda de um guindaste.

 

Fonte: ESPN

Comentários

Leia também...