20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Polícia legislativa: conheça essa carreira do funcionalismo público

Compartilhe essa notícia!

Atuação na área da preservação do patrimônio e da ordem no Senado Federal; conheça melhor

 

 

Para ingressar na carreira dentro da Polícia Legislativa, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e ensino médio completo para prestar o concurso. A carreira de policial legislativo se inicia com um salário em torno de R$ 15.000,00 e vai até R$ 20.000,00, além dos benefícios que agregam na função, como vale-alimentação, vale-transporte, auxílio saúde e direito à aposentadoria especial após o período de trabalho.

A jornada de trabalho para um policial legislativo é de 40 horas semanais, no período de segunda a sexta-feira, sendo que, caso necessite de horas extras, são pagas à parte, inclusive se for necessário viajar a trabalho, seja no interior do país ou até mesmo viagens para o exterior.

A profissão tem como objetivo principal a preservação do patrimônio e a ordem dentro do Senado Federal, atuando em prol da segurança e da integridade física de todos que acessam o local, como deputados, senadores e frequentadores do ambiente, seja interno ou externo, além de atuar na repressão e na investigação de infrações que tenham pena. Uma das maiores responsabilidades para um policial legislativo é prezar pela segurança do presidente.

 Dentro da profissão, pode ter três áreas de atuação diferentes, mas com o mesmo foco: a segurança e integridade física. Sendo que essas três áreas são divididas em setores para atuação, para que se mantenha organizado, e elas são: parte administrativa, operacional e de inteligência. 

Para atuar na área, se faz necessária a utilização de uniformes, sendo que o uniforme operacional é fornecido pelo Senado Federal. A vestimenta é composta pela utilização de calça tática, brasão da polícia legislativa na camiseta, cinto tático e outros acessórios necessários. Para o dia a dia, a vestimenta é um terno escuro com sapatos fechados, tanto para homens, quanto para mulheres. 

O policial legislativo tem permissão para obter armas de fogo, ou seja, tem direito ao porte de armas, sendo que pode ser utilizado em todo o território nacional mesmo estando fora de serviço.

O candidato que queira ingressar na carreira deve prestar o concurso para Polícia Legislativa do Senado Federal, sendo que a primeira etapa consiste em uma prova de múltipla escolha, com conteúdo em língua portuguesa, conhecimentos gerais e de informática. Após essa etapa, as próximas são de: aptidão física, psicológica, investigação social documental e curso de formação, sendo essas etapas apenas com caráter eliminatório. 

Portanto, para quem tem o sonho de trabalhar dentro da polícia legislativa, é importante começar a se preparar através de estudos e também fisicamente para poder ingressar na carreira.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!