28 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança Climática é apresentado na Unisal

Compartilhe essa notícia!

A minuta do estudo preliminar do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança Climática foi apresentada pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, na noite de quarta-feira (20), na Unisal – Campus Maria Auxiliadora. O estudo sobre mudanças climáticas faz parte das ações do Programa Municípios Paulistas Resilientes.

 

“Estamos elaborando o plano de enfrentamento às mudanças climáticas que irá nortear as estratégias e ações no município. A participação da sociedade na construção do plano é muito importante para traçarmos metas e alcançarmos resultados. Agradecemos à Unisal, alunos, professores e população em geral pela participação neste processo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

 

A diretora de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke, fez a explanação do plano e do estudo. “O estudo do impacto das mudanças climáticas até o ano de 2050 e o plano municipal foram apresentados, sendo que a minuta do plano será estudada pelos alunos, que poderão sugerir ações e dar opinião sobre o material apresentado. É um conjunto de ações para lidarmos com o aumento das temperaturas, por exemplo, e enfrentarmos os desafios no futuro”, disse Kátia.

 

A importância da arborização urbana no enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas também foi abordada pelo diretor da Unidade de Parque Ecológico, João Carlos Tancredi. “Abordamos sobre as espécies adequadas para plantio de calçadas e também o papel conservacionista dos zoológicos, visando o combate aos efeitos das mudanças climáticas e como as espécies animais e vegetais são afetadas pelo aumento de temperatura mudança do regime das chuvas, por exemplo”, disse Tancredi.

 

O presidente do Comdema (Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente) de Americana, João Marco Alves de Oliveira, que representa o DAE (Departamento de Água e Esgoto) no Conselho, também participou da ação na Unisal, abordando sobre recursos hídricos na adaptação das mudanças climáticas que já estão ocorrendo.

 

A atividade ainda promoveu a distribuição de 80 mudas de Ipês e Oitis aos alunos, por meio do projeto de adoção de mudas sob apadrinhamento. A apresentação e a doação de mudas fizeram parte das atividades da programação em alusão ao Dia Mundial da Água.

 

Americana participou do estudo de impacto das mudanças climáticas, projeto piloto do Programa Municípios Paulistas Resilientes, do Governo do Estado de São Paulo, juntamente com mais 10 cidades. O município já desenvolve ações visando a sustentabilidade, arborização, recuperação de nascentes, educação ambiental, em consonância com as políticas públicas de meio ambiente.

 

O Plano Municipal também será apresentado no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), nesta quinta-feira (21), às 19h.

 

Confira as atividades do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, para os próximos dias:

 

Dia 22 – 9h – Inauguração dos itens de sustentabilidade e do grafite educativo em parceria com a empresa Papirus – Casa da Agricultura.

 

Dia 25 – 9h – Aula inaugural com o tema “Água”, ministrada por agentes da Papirus – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

 

Dia 26 – 9h – Exposição de desenhos e quadros com o tema “Água” – Paço Municipal.

 

Dia 26 – 9h – Aula com o tema “Resíduos”, ministrada pela Papirus – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

 

Dia 27 – 9h – Lançamento do concurso do Programa de Educação Ambiental 2024; curso online para educadores e parceiros da FEAMA (Feira Ambiental Municipal de Americana) – Casa da Agricultura – Aberto ao público.

 

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!