27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Piracicaba: Governo Municipal abre licitação para construção e reforma de Ecopontos

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), abriu licitação para construir dois novos Ecopontos, nos bairros Ary Coelho e Jardim Oriente, que já possui um. Também serão reformados outros dois no Bosques do Lenheiro e Mário Dedini. O investimento nas ações é de R$ 100.001,55 e o tempo estimado de conclusão é de 120 dias após a contratação da empresa vencedora.

Os Ecopontos são espaços de uso gratuito, que organizam o descarte doméstico de entulhos e inservíveis em volumes de até 1 metro cúbico. Dessa forma, a população não precisa gastar para contratar o serviço de caçambeiros. “Os Ecopontos geram economia para a população e ainda mantêm preservadas e limpas áreas verdes, APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e as margens de rios e ribeirões, muitas vezes utilizadas para descarte clandestino”, justifica o prefeito Gabriel Ferrato.

O Ecoponto do bairro Ary Coelho ficará na rua Buenos Aires, em uma área de 1.376,84 m². No Jardim Oriente, a área com 1.509,04 m² fica na rua Dr. Raul Machado Filho. Nos dois espaços serão construídos guarita para sanitários, instalado alambrado, iluminação e baia coberta. Os locais para as novas instalações foram escolhidos com base em estudos das regiões que mais geram resíduos sólidos.

As reformas serão realizadas no Ecoponto do Bosques do Lenheiro, na rua das Sapucaias, que terá troca parcial da tela do alambrado, instalação de sessenta mourões de concreto, novo portão de ferro de 5m x 2m, pintura das paredes, esquadrias e novas placas de identificação. No Mário Dedini, a construção na rua Antônio Franco de Lima, receberá pintura nas paredes e esquadrias, além da troca parcial da tela do alambrado.

COMO FUNCIONA – Os Ecopontos recebem entulho em pequenas quantidades (até 1 m³), além de objetos como sofás, madeira, eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e pneus. Cada resíduo é destinado corretamente para a reutilização, sendo entulho para empresas de reciclagem e reaproveitamento para obras civis.

Os resíduos de eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e pneus são encaminhados para a Central de Resíduos para descontaminação e reaproveitamento.

“Com os Ecopontos, tendo apenas um mínimo de disciplina, é possível uma melhora imensa da qualidade ambiental e da qualidade de vida na cidade, com menos descarte irregular, gerador de degradação e impactos ambientais de longo alcance”, afirma o secretário da Sedema, Rogério Vidal.

A cidade já conta com oito espaços em funcionamento, no distrito de Ártemis e nos bairros Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Mario Dedini (2 Ecopontos), Boa Esperança, Jardim Oriente e Cecap, que recebem descarte também de bairros vizinhos.

Fonte: CCS

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!