Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Piracicaba: Casos de dengue caem 66,6%, mas Saúde alerta para eliminação de criadouros

Redação 7 de janeiro de 2015 3 minutes read

Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que Piracicaba registrou em 2014 uma redução de 66,6% no número de casos de dengue em relação ao ano anterior. Segundo o levantamento, foram confirmados 930 casos da doença no ano passado ante os 2.790 casos registrados em 2013. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, o número é positivo, mas tanto o município quanto a população devem se manter alertas.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

“Houve uma redução significativa no número de casos confirmados, mas não podemos baixar a guarda. A dengue mata e além dela circula atualmente no país também o vírus que causa a febre Chikungunya, que é transmitido pelo mesmo mosquito. Há estudos para a produção de vacinas contra a dengue, mas tudo ainda é muito incipiente e depende de testes. A melhor forma de prevenção à doença é reduzir ao máximo ou eliminar o mosquito transmissor, mas isso só é possível eliminando os criadouros, ou seja, tudo aquilo que possa acumular água”, destaca Pedro Mello.

O combate à dengue foi intensificado em Piracicaba a partir de 2013 com a antecipação do calendário de arrastões em mais de 70 dias e ampliação no número de eventos, o que foi reforçado ainda mais em 2014 – aumento de 52,5% em relação a 2013. Os arrastões tiveram início em 19 de julho de 2014 e seguem até o final de março. Em 2013 foram realizados – entre 17 de agosto e janeiro de 2014 – 40 arrastões, sendo 18 aos sábados e outros 22 coordenados pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Para 2014/15 serão 61 eventos – 35 pelos PSFs e 26 aos sábados.

Outras ações importantes foram a adoção do teste rápido de dengue, que permite agilizar o diagnóstico e o bloqueio em áreas mais críticas e a intensificação do trabalho casa a casa nas áreas mais críticas, que apresentaram maior índice de infestação do mosquito no levantamento de densidade larvária (LIRAa) realizado em outubro.

“O ciclo evolutivo do mosquito no Verão é muito rápido. Entre a eclosão do ovo e o mosquito voando pronto para picar as pessoas leva-se sete dias nesta época. Por isso recomendamos a remoção de qualquer coisa que possa acumular água nas casas das pessoas”, afirma o secretário, que lembra ainda que os grandes vilões em Piracicaba são pneus, pratos de planta, embalagens recicláveis e caixas d´água. “Temos uma cultura entre nossa população de acúmulo de materiais e isso é muito nocivo e um ‘prato cheio’ para o mosquito. O correto é eliminar os pratos das plantas, mas quando não for possível deve-se furá-los e mantê-los sempre limpos, para que os furos não fiquem obstruídos e permitam o acúmulo de água. Não tem conversa, eliminar criadouros é a melhor solução”.

 

Fonte: Prefeitura de Piracicaba (Rodrigo Guidi)

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Hortolândia: Prefeitura abre inscrição para processo seletivo na área de Educação
Next: Após atraso, DER inicia operação de 4 dos 27 novos radares da SP-304
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente