24Horas Olhar Feminino Santa Bárbara d´Oeste Saúde 

Pilates ao Ar Livre


Aconteceu no Jardim Botânico de Americana no último dia 22 de novembro, a 3ª edição do Pilates ao Ar Livre, realizado pelo Studio Evo com a fisioterapeuta Nilmara Dechen, pela campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”.

Nilmara é fisioterapeuta à cinco anos e desde que se formou dá aula de Pilates e ginástica laboral. A dois anos resolveu abrir seu próprio consultório onde faz o atendimento a seus clientes com aulas de Pilates, fisioterapia, massagem relaxante, drenagem e pós operatório.

Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém não são todas as pessoas que apreciam a prática de caminhada ou corrida e as atividades realizadas em academia. Atualmente, uma das alternativas para essas pessoas é o Pilates.

Esse método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados no Pilates proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.

Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.

“Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Dessa forma, ele transmite a mensagem ‘independentemente da situação em que esteja, você pode e deve se mexer’. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade, na variedade de movimentos e podendo ser praticado não só nas academias mas também ao ar livre, lembrando que o Pilates não emagrece, o resultado da prática pode modelar o corpo”, completa Nilmara.

Executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente. As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.

 

 

Serviço

Studio Evo

Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira nº 89 – Jardim Ipiranga – Americana – SP

 

Horário de atendimento: Segunda à Sexta – das 7h às 21h e aos Sábados – das 7h às 12h

Telefone: (19) 9 9105 – 7210

Facebook: Studioevo

Instagram : studioevopilates

 

 

Fotos: Maira Scavacini

Imagens e edição: Dennis Moraes

 

Comentários

Leia também...