16 de abril de 2024

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Picape elétrica da Ford soma 70.000 pedidos de reserva em uma semana

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A Ford F-150 Lightning Pro, primeira versão elétrica da picape mais vendida da América do Norte, recebeu 70 mil pedidos de reserva em uma semana – 20 mil deles registrados em apenas 12 horas. O modelo voltado a uso comercial chega ao mercado norte-americano no ano que vem e é considerado um teste importante para a aceitação em larga escala dos veículos elétricos nos Estados Unidos.

Junto com a conhecida força, eficiência e durabilidade da Série F, a nova picape elétrica traz vários recursos para melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais dos frotistas, incluindo soluções inteligentes de carregamento.

“A F-150 Lightning Pro é muito mais que um utilitário elétrico. Feita para clientes comerciais, ela fica melhor com o tempo e é conectada a serviços que vão ajudar na produtividade dos negócios”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Cada vez mais empresas assumem o compromisso de se tornar neutras em carbono e esperam produtos elétricos que possam se integrar facilmente às suas operações. A Ford está posicionada de forma única para atender a essa demanda porque temos uma picape e uma van com emissões zero, e muitos de nossos clientes querem os dois veículos na frota.”

Uso comercial

A nova F-150 Lightning Pro 4×4 tem preço inicial agressivo nos EUA, abaixo de US$40 mil antes dos incentivos fiscais, e autonomia estimada de 370 km (padrão EPA) com bateria padrão de íons de lítio. Nessa versão, com 432 cv de potência e 107 kgfm de torque, oferece capacidade de carga útil de 900 kg e de reboque de 2.268 kg, ou 3.492 kg com o pacote opcional Max Trailer Tow. O seu carregador móvel de 32 A facilita a adoção por pequenas e médias empresas.

Haverá também uma versão com autonomia estendida de 482 km (EPA) e potência de 570 cv, que mantém o torque de 107 kgfm. Ela virá com uma estação de carregamento de 80 A que permite recarga noturna de Nível 2 em corrente alternada, sem a necessidade de instalações caras de corrente contínua. E a capacidade de reboque pode chegar a 4.535 kg com um pacote opcional.

“Dados de telemetria de mais de 233 milhões de quilômetros mostram que o cliente comercial médio da F-150 nos EUA roda menos de 280 km em 95% de suas viagens diárias. E eles controlam de perto seus custos – compram o que precisam e nem um centavo a mais”, disse Ted Cannis, gerente geral de negócios comerciais da Ford na América do Norte.

A F-150 Lightning Pro deve reduzir em 40% os custos de manutenção programada dos frotistas ao longo de oito anos. Para ajudar os clientes a calcular essa economia, a Ford criou uma nova ferramenta digital que compara diversos custos, incluindo compra ou aluguel, incentivos fiscais e energia.

Confiabilidade

A F-150 Lightning Pro passa pelos mesmos testes rigorosos de durabilidade de todas as picapes Série F, com milhões de quilômetros rodados em todo tipo de terreno. Isso inclui a bateria e o trem de força, submetidos a centenas de cargas e testes exaustivos em condições extremas, do calor do deserto a temperaturas de 40 graus negativos.

Produzida com estrutura de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar, é a primeira Série F com suspensão traseira independente. Tem sistemas de resfriamento avançados e um centro de gravidade baixo, que melhora o isolamento e a estabilidade. Coberturas de alumínio e de aço no assoalho protegem a bateria e os motores elétricos duplos, integrados na frente e traseira.

Recursos inovadores

A F-150 Lightning Pro traz tecnologias e recursos nunca oferecidos antes por uma picape comercial. Um deles é o Mega Power Frunk, compartimento para carga sob o capô, onde antes ficava o motor a combustão. Esse espaço vedado e iluminado, com capacidade para 180 kg de cimento ensacado, inclui quatro tomadas elétricas de 120 V e duas portas USB.

“Quando mostramos esse projeto pela primeira vez aos nossos clientes de picapes comerciais, eles ficaram surpresos. E gostaram de poder acessar rapidamente as ferramentas e equipamentos na frente, economizando espaço na caçamba”, disse Cannis.

A picape elétrica vem de série com uma fonte de energia de 2,4 kW em corrente alternada, acessada por quatro tomadas no capô, duas na cabine e mais duas na caçamba. Ela também oferece como opcional uma fonte de 9,6 kW, que acrescenta mais duas tomadas de 120 V e outra de 240 V na caçamba. Ambas ajustam automaticamente a autonomia da bateria conforme a energia é usada.

Os administradores da frota podem definir os parâmetros de uso da energia. Quando a bateria atinge o nível mínimo para a picape chegar ao local de recarga, a fonte se desliga automaticamente, ou no nível predeterminado pelo usuário.

A F-150 Lightning Pro tem cabine dupla com espaço para cinco passageiros, bancos de vinil fáceis de limpar, multimídia SYNC 4 com tela sensível ao toque de 12 polegadas, tela de produtividade de 12 polegadas e vários recursos de assistência ao motorista.

O seu sistema de autonomia inteligente calcula a energia necessária para completar a viagem com base no terreno, clima, carga e distância. Esses dados serão compartilhados na nuvem com a ferramenta “Ford Power My Trip” e o SYNC 4, para o usuário poder planejar sua rota, monitorar o uso da carga e encontrar a estação de carga mais próxima.

A picape incorpora ainda balanças de carga útil para um cálculo mais preciso da autonomia. A climatização da cabine enquanto o veículo é recarregado e os limitadores de aceleração e velocidade são outros recursos que ajudam a otimizar o alcance.

Soluções de recarga

A F-150 Lightning Pro conta com vários acessórios de carregamento inteligente e softwares para gerenciamento da carga, da frota e seus custos. A versão básica vem com um carregador móvel de 32 A para conexão em corrente alternada de 120/240 V. Como opção, há duas estações de 240 V, com 48 A ou 80 A, que aceleram o tempo de carga em corrente alternada.

A Ford é a única montadora a oferecer de fábrica uma estação de carga de 80 A na picape com alcance estendido. Seu sistema de carregamento duplo integrado – único na indústria –  reduz a cerca de oito horas o tempo de carga em corrente alternada para uma autonomia de 480 km (EPA).

É possível também fazer carregamento rápido na estrada, nas estações de corrente contínua de 150 kW Nível 3 da Ford Charging Network, que repõem de 15% a 80% da carga em menos de 45 minutos – o tempo médio de uma parada para almoço.

Usando o painel de controle Ford EV Telematics, que acessa os dados do veículo na nuvem, os gerentes da frota podem monitorar o estado e a carga do veículo, pagar pela recarga, reembolsar os funcionários pelo carregamento doméstico, climatizar a cabine remotamente e gerar relatórios.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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