Uma petição pública, solicitando uma ação efetiva da Prefeitura de Americana para a arborização das calçadas, alcançou mais de 700 adesões em duas semanas. Lançada no dia 15 de outubro, a petição busca ser uma forma de pressão popular para que o Poder Público tenha ciência da demanda e tome uma iniciativa em prol da cidade. O pedido foi feito no site Petição Pública e está disponível no link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR143585.
“Nasci e cresci em Americana e, ao longo dos anos, pude observar como a cidade se afastou da natureza. Não há mais área para expansão, a cidade está repleta de prédios em construção e não há alternativas para a captação de água. Somado a isso, há vários loteamentos com áreas de apenas 150m², e o calçamento de muitas ruas está sem árvores, pois foram retiradas e não foram repostas. Ou ainda, os moradores cimentaram o espaço. Vale lembrar que muitas praças estão sendo reformadas sem pisos drenantes, o que impermeabiliza o solo ainda mais”, destacou o professor e biólogo Juliano Schiavo, idealizador da petição.
“Só para se ter ideia, o número de árvores erradicadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Americana praticamente dobrou na comparação entre 2021 e 2022. O aumento foi de 1.049 para 2.268, segundo dados da pasta. Muitas eram árvores que apresentavam problemas e não eram adequadas ao ambiente urbano. Mas a grande questão é: onde estão as ações para reverter essa realidade? A adesão à petição mostra como os cidadãos estão insatisfeitos. Eu sou muito grato ao engajamento de todos que compartilharam e assinaram, o que fez o pedido ganhar força com muitas adesões em poucos dias”, enfatizou.
A petição não possui vínculo com partidos. Seu objetivo é lançar um alerta e chamar a atenção das autoridades para que haja uma política pública que promova o plantio de árvores nativas adequadas ao espaço urbano. “É necessário criar um movimento Minha Cidade Mais Verde. Há municípios que têm o disque árvore: a população liga e um técnico faz o plantio. São medidas simples e práticas, que podem ser implementadas quando há vontade. Além disso, é fundamental promover a educação ambiental, especialmente nas escolas, com palestras e ações sobre a importância das árvores”, ressaltou Schiavo.
PETIÇÃO – A proposta é protocolar a petição na Prefeitura de Americana, Câmara Municipal de Americana e outros órgãos competentes para formalizar a solicitação. O protocolo será feito em 2025, com a entrada da nova gestão pública, que se inicia no próximo ano. Até lá, as assinaturas estão sendo coletadas pelo link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR143585.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ARBORIZAÇÃO DA CIDADE?
Melhoria na qualidade do ar: as árvores absorvem o dióxido de carbono (CO2) e diminuem a poluição do ar.
Redução da temperatura: é comprovado que as árvores conseguem reduzir a temperatura e aumentar a umidade.
Absorção de ruídos: as árvores absorvem os ruídos, proporcionando um ambiente mais calmo.
Promoção do bem-estar: o contato com a natureza ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, melhorando a saúde mental.
Valorização dos imóveis: ruas arborizadas valorizam as propriedades.
Abrigo para animais silvestres: servem de abrigo a diversos animais silvestres que vivem nas cidades, como pássaros.
Contribuição para o desenvolvimento social: as áreas verdes no ambiente urbano contribuem para o desenvolvimento social.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ordem do Dia da 40ª Reunião Ordinária conta com seis projetos na pauta de votação
PAT de Americana realiza oficina de empregabilidade nesta quarta-feira
Papai Noel chega neste sábado no Limeira Shopping em festa com muitas atrações às famílias