19 de abril de 2024

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Pesquisa mostra que mais de 50% dos brasileiros considera a tecnologia indispensável para a experiência de compra

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Estudo revela os cinco maiores fatores de sucesso do varejo brasileiro

O estudo High Tech Retail® 2019: A Tecnologia no Comportamento de Compra do Brasileiro, realizado pela consultoria Croma Solutions, revela que os millennials estão se tornando a maior fatia economicamente ativa no Brasil, responsável pela movimentação de cerca de R$ 75 bilhões e pelo dobro da frequência de compras online da geração X.

 

A pesquisa foi realizada com um público-alvo de 3 mil shoppers entre 16 e 60 anos das principais capitais de todas as cinco regiões brasileiras. Os números apresentados reforçam a consolidação do e-commerce brasileiro, segmento que avança em pleno crescimento.

 

Há uma gama de produtos que estão à disposição do compradores online que podem, com apenas poucos cliques, adquirir roupas, sapatos, acessórios, eletrônicos, itens para casa e decoração ou fazer as compras de mercado, encomendar produtos pet e acessar tantos outros serviços para sanar necessidades básicas ou nem tão básicas.

 

As infinitas possibilidades de consumo no ambiente web podem desburocratizar e facilitar não só a aquisição, mas também a logística do envio de bens não duráveis que podem ir de presentes sazonais a arranjos fúnebres. Atualmente, é possível por exemplo encomendar e entregar uma coroa de flores em São Paulo mesmo estando em outra cidade ou fora do país.

 

O varejo não é definitivamente mais o mesmo: apenas no primeiro semestre de 2019, o e-commerce cresceu 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior, faturando R$ 26,4 bilhões segundo números do Nielsen.

 

No entanto, lojas online e grandes players precisam adequar suas tecnologias às transformações nos hábitos de consumo, cada vez mais dinâmicas e focadas na experiência da compra.

 

O paulista Jonas Santos, 37 anos, é um desses consumidores que utiliza todos os canais disponíveis antes de fechar um negócio. “Eu estava procurando um modelo de violão específico e pesquisei muito na internet. Na hora da compra, fiz uma variável entre a loja mais próxima e com o melhor preço, pois eu precisava testar o instrumento antes de levá-lo para casa”, conta o autônomo do ramo têxtil. “A compra levou 10 minutos porque eu realmente já sabia o que queria e quanto pagar, só precisava verificar o estado do violão”, explica.

 

Ainda de acordo com o High Tech Retail®, os três pilares que influenciarão as compras no Brasil pelos próximos três anos são a comodidade (69%), tempo (61%) e atendimento (44%). Diante deste cenário, confira as as principais tendências e desafios para um futuro muito próximo do varejo eletrônico.

Inovação para pagamentos

A pesquisa indica que 19% dos entrevistados pretendem fazer suas compras futuras utilizando novas plataformas de pagamentos digitais que seguem dispensando o uso de dinheiro físico e dos cartões de crédito.

 

As novas soluções trazidas pelas fintechs e até o uso da biometria dos smartphones precisam estar no radar dos empreendedores, já que o checkout também fará parte de uma tendência de autoatendimento.

 

O novo papel do vendedor

Ainda na fase de checkout, o papel tradicional dos vendedores vem passando por transformações drásticas. O profissional de vendas do futuro tende a se transformar em um tipo de especialista técnico para consultoria de vendas digitais, construindo uma experiência cada vez mais personalizada para aprimorar o senso de independência dos shoppers durante suas compras.

Expansão Omnichannel

Muito mais barato do que uma expansão física, a ampliação dos negócios deve considerar a interação completa entre o online e o off line, focado 100% na experiência de compra.

 

É necessário oferecer uma unificação de ferramentas e recursos que torne o ato da compra cada vez mais personalizado, ágil e cômodo integrando os dados de seus consumidores, big data e business intelligence a aspectos logísticos e organização de estoques.

Integração de ferramentas tecnológicas

Iniciativas isoladas mesmo para os canais online podem trazer prejuízos em vez de conversões. Mesmo que a tecnologia seja uma premissa para uma melhor experiência de compra, recursos como sites e apps devem atuar em conjunto para atingir as reais necessidades dos consumidores através de ações e campanhas estratégicas para transformar a experiência de compra, sempre voltada à comodidade.

Jornada de compra

Mesmo com os avanços no e-commerce e nas transformações culturais do consumidor online, o mercado precisa focar cada vez mais na jornada de compra, compreendendo e aprendendo com o histórico de seus clientes e personalizando sua experiência.

 

Por isso, a integração completa entre o ambiente online e offline do varejo brasileiro deve estar no radar dos próximos passos e nos investimentos permanentes das lojas e não apenas em ações voltadas às ocasiões sazonais de consumo.

 

Essa é uma etapa fundamental para gerar não só a fidelização dos clientes, mas também uma medida assertiva atração de novos compradores, retenção do público e aumento gradativo de seu ticket médio.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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