(Photo by Zak Mauger/LAT Images)
A equipe norte-americana CUPRA KIRO confirmou que o piloto espanhol Pepe Martí participará do treino FP0 (Free Practice 0) durante o E-Prix de Miami 2026, terceira etapa da temporada 2025/26 da Fórmula E. A atividade será realizada na sexta-feira, 30 de janeiro, no Miami International Autodrome, que estreia no calendário da categoria elétrica.
O FP0 é um treino especial destinado a pilotos considerados “rookies” (estreantes) e oferece uma oportunidade rara para que eles tenham contato com os carros da atual geração da Fórmula E em um fim de semana oficial de corrida. Além disso, a sessão permite às equipes coletar dados importantes e ganhar tempo adicional de pista ao longo da temporada.
De acordo com o regulamento esportivo da Fórmula E 2025/26, um piloto é considerado rookie até o fim de sua primeira temporada completa na categoria. Por isso, mesmo sendo um dos 20 pilotos titulares do grid neste ano, Pepe Martí está apto a participar do FP0.
Aos 20 anos, Martí estreou na Fórmula E com a CUPRA KIRO no E-Prix de São Paulo 2025. No início deste mês, conquistou seus primeiros pontos na categoria, ao terminar a corrida da Cidade do México na sétima colocação, em uma recuperação de destaque, mesmo após cumprir uma penalidade de 10 segundos do tipo stop-and-go durante a prova.
Em declaração, Pepe Martí destacou a importância da sessão em Miami. “É muito bom poder participar do FP0 em Miami. Em São Paulo, perdemos o FP1, e na Cidade do México ficamos sem o FP2 por um problema técnico. Ter FP0, FP1 e FP2 neste fim de semana deve nos colocar em uma situação muito positiva. Para mim, é empolgante ser um dos primeiros pilotos a experimentar essa pista em uma sessão oficial, e estou ansioso para retomar a temporada”, afirmou.
O chefe da equipe, Russell O’Hagan, ressaltou a vantagem estratégica da participação do piloto no treino. Segundo ele, graças às regras da Fórmula E e a uma iniciativa da FIA, a CUPRA KIRO terá um benefício exclusivo no E-Prix de Miami. “Pepe é o único piloto titular do grid que pode participar do FP0 nesta etapa, o que torna essa sessão especialmente valiosa para nós. Como a experiência dele com carros da Fórmula E começou apenas nos testes de pré-temporada, esse treino será fundamental para seu desenvolvimento”, explicou.
O’Hagan também destacou que, por se tratar de um circuito inédito para a Fórmula E, a equipe terá a vantagem adicional de 40 minutos extras de pista com um piloto titular, algo que nenhuma outra equipe terá neste fim de semana. “É uma oportunidade única e, para nós, representa um cenário de ganho total”, completou.
O E-Prix de Miami marca mais um passo importante na expansão da Fórmula E nos Estados Unidos e promete ser decisivo para o desenvolvimento técnico das equipes ao longo da temporada.





