PEIEX é lançado oficialmente em S.Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou oficialmente nesta sexta-feira (24) o PEIEX (Programa Extensão Industrial Exportadora), projeto que tem como objetivo estimular e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em comércio exterior. O lançamento ocorreu em evento no Salão Nobre da Secretaria de Educação, reunindo autoridades, representantes de entidades e do setor industrial.

 

O PEIEX é realizado em parceria com a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região e mantido pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O programa executado pela Fundação Vanzolini, instituição mantida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), oferece capacitação nas áreas financeira, de recursos humanos, produção, entre outras.

 

Em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, ressaltou a importância da participação das empresas do município no programa. “Trata-se de um programa gratuito ao empresário, que terá à disposição um corpo técnico extremamente capacitado, proporcionando ferramentas para que seus produtos sejam mais competitivos não apenas no mercado externo, mas também no interno”, disse. “As ações da administração do prefeito Denis Andia colaboraram para que Santa Bárbara viva um momento muito importante no desenvolvimento econômico, com parcerias fortes entre o Poder Público e entidades como Senai, Ciesp, Fiesp, Acisb, entre outras. O PEIEX fortalecerá ainda mais nosso parque industrial, com o aumento de vendas, crescimento e desenvolvimento econômico da própria empresa e do município”, completou.

 

Por sua vez, o presidente em exercício do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone Netto, destacou que o programa pode ser utilizado também pelos micro e pequenos empresários do município. “Quando se fala em exportação, logo se pensa em uma média ou grande empresa. Vale ressaltar que o PEIEX trabalha com os micro e pequenos empresários. Noções como um site bilíngue, como se calcular o valor de um produto e como atender o cliente são trabalhadas dentro do programa”, explicou. “Digo aos empresários que devem aproveitar essa ferramenta. Estamos numa das melhores regiões do Brasil, com o aeroporto de Viracopos ao lado e uma das malhas rodoviárias mais desenvolvidas do País. Vamos fortalecer nossas empresas e indústrias, ampliando ainda mais a importância da nossa região”, acrescentou o presidente da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região, Dr. Romeu Santini.

 

O programa foi estabelecido no primeiro semestre na RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o atendimento de agentes do Núcleo Operacional de Campinas. A empresa interessada no programa pode solicitar a visita da equipe técnica que será responsável pela elaboração de um diagnóstico que indicará as ações necessárias visando aumentar a competitividade da empresa na disputa de espaço no mercado externo. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Riachuelo, 739, Centro, ou pelo telefone 3499-1030. O atendimento é feito de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Também estiveram presentes no lançamento o responsável pela gestão dos Núcleos Estaduais do PEIEX, Sérgio Magalhães, o diretor do Senai “Álvares Romi”, João Ulysses Laudissi, o coordenador de relações industriais da entidade, Paulo Brito, o presidente da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), João Batista de Paula Rodrigues, o diretor da entidade, Roberto Bonamin, o diretor titular do Ciesp Santa Bárbara d’Oeste, Nivaldo José da Silva, e o gerente regional do Ciesp, Stefano Carnevali.

 

Fotos: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas