SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Os Primeiros passos para crescer no mercado com baixo investimento

Imagem de Mathieu Stern no Unsplash

Compartilhe essa notícia!

Cresça no mercado com baixo investimento: primeiros passos

 

Se o empreendedorismo é um desejo seu, a primeira coisa que deve fazer é começar a aprender. Não há segredo: quando estamos adequadamente informados, as chances de sucesso do negócio aumentam.

Empreender é uma jornada, e uma cujo primeiro passo é geralmente o mais difícil de todos. Não é à toa que a iniciativa não é viável para muitos, levando em conta os sacrifícios necessários para sequer fazer o negócio sair do chão. Felizmente, existem maneiras de facilitar os processos empreendedores.

Antes de tudo, precisamos definir o que significa “baixo investimento”. De maneira resumida, trata-se do custo associado à iniciativa, seja ele monetário ou de tempo. Ou seja: ao pensar em como ganhar dinheiro vendendo coisas simples, deve-se considerar produtos que exijam um capital inicial reduzido.

Nesse texto nós vamos explorar 5 dicas relacionadas aos primeiros passos como empreendedor. O foco aqui será em empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, levando em conta o aspecto do baixo investimento. Apesar disso, essas dicas são úteis para todas as esferas do mercado.

  1. Busque uma agência especializada em SEO

“SEO” são as técnicas utilizadas para que uma determinada plataforma tenha melhores resultados em sites de buscas como o Google, o que de cara ajuda a explicar a importância de se contratar agência especialista em SEO. Os valores gastos com esse tipo de investimento são essenciais ao crescimento.

Além de melhorar sua visibilidade online, o trabalho de uma agência especializada em SEO contribui para a construção de autoridade no mercado, o que pode atrair parcerias e clientes qualificados. Com estratégias bem elaboradas, é possível obter resultados orgânicos consistentes sem depender exclusivamente de anúncios pagos.

  1. Estude profundamente sobre a área na qual irá investir

Antes de começar um negócio, você deve se debruçar sobre as possibilidades e se aprofundar naquela que escolher ao final do percurso. A ideia é não apenas conhecer quais serão os próximos passos, como também antever problemas comuns na abertura de negócios em qualquer segmento no país.

Esse estudo também permite identificar oportunidades de inovação, entender o perfil do consumidor e avaliar os concorrentes. Participar de eventos, realizar cursos específicos e se conectar com profissionais da área são práticas que podem enriquecer ainda mais o processo de aprendizado inicial.

  1. Escolha um negócio adequado ao seu capital

O baixo investimento requer saber o quanto é possível despender para um empreendimento, o que varia de pessoa para pessoa. Negócios que envolvam comida são recomendados, assim como a adoção do modelo de dropshipping. Independentemente da escolha, deve-se conhecer sua saúde financeira.

Além disso, é fundamental planejar os custos fixos e variáveis, garantindo que não ultrapassem os limites do orçamento. Considerar a possibilidade de começar com vendas online ou em pequena escala também pode reduzir riscos iniciais, permitindo ajustes rápidos antes de expandir o negócio.

  1. Esteja por dentro de novidades como as IA e as criptomoedas

A utilização de tecnologias é interessante em qualquer segmento, ajudando inclusive na diminuição dos custos associados à abertura de um negócio. Tarefas repetitivas que podem ser realizadas por um serviço de inteligência artificial, por exemplo, permitem que realoque positivamente parte do budget.

Além das IA, explorar o potencial das criptomoedas promissoras pode abrir portas para novas formas de transação e investimentos. Adotar tecnologias emergentes desde o início pode posicionar seu negócio como inovador e atrair consumidores que buscam soluções modernas e práticas.

  1. Compreenda as obrigações fiscais da sua empresa

Toda empresa aberta no Brasil está sujeita às obrigações fiscais, dos microempreendedores individuais (MEI) às multinacionais. Essa etapa pode ser compreendida com o auxílio de profissionais do ramo da contabilidade, mas nada impede que realize pesquisas e cumpra obrigações legais por conta própria.

Estar em dia com as obrigações fiscais também evita problemas futuros, como multas e sanções legais, permitindo que você foque no crescimento do negócio. Além disso, entender os incentivos fiscais disponíveis pode ser uma forma inteligente de reduzir custos e otimizar o orçamento inicial.

Aliado a tudo o que foi falado até aqui, é essencial que você não dê um “passo maior do que a perna”. Pode ser tentador começar grande, mas essa nunca é a solução ideal quando falamos sobre começos. Siga aos poucos, investindo e trabalhando duro, e expanda o negócio conforme seus lucros contínuos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!