Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Participantes do NEI, da Fundação Romi, recebem criadores de aplicativo infantil premiado para palestra amanhã

A jornalista Samira Almeida e ilustrador e diretor de arte Fernando Tangi conversam com os jovens sobre o livro interativo brasileiro ‘Frankie for Kids’

romi1Os participantes do Núcleo de Educação Integrada, da Fundação Romi, de Santa Bárbara d´Oeste, recebem amanhã, 22 de outubro, a jornalista Samira Almeida e o ilustrador e diretor de arte Fernando Tangi para uma palestra, eles são criadores do livro interativo brasileiro premiado “Frankie for Kids”. Os profissionais conversarão com os jovens sobre essa experiência, às 9h30 e às 14h. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do NEI.

Distribuído em versões para as plataformas iOS, Android e Blackberry, o app book bilíngue (inglês e português) permite às crianças uma experiência de leitura audiovisual interativa sobre Frankenstein, o personagem clássico da  escritora Mary Shelley. De acordo com a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, a palestra vem fortalecer as práticas educativas desenvolvidas no NEI. “A ideia de convidá-los para falar com os jovens nasceu do incentivo que o projeto sempre deu ao empreendedorismo e ao protagonismo dos alunos. Queremos que eles vejam que é possível ‘sonhar’ e trilhar novos caminhos a partir do conhecimento acumulado nesses anos de estudo na Fundação Romi. Além disso, será uma ótima oportunidade para mostrar que os ‘apps’ são meios importantes para incentivar a leitura, uma vez que a tecnologia torna a prática mais atrativa”, destaca.

Voltado para crianças a partir dos nove anos de idade, a plataforma “Frankie for Kids” permite ao usuário mover objetos, acender e apagar luzes, olhar através de um buraco, fazer nevar, definir a rota de uma pequena embarcação, dar pulsação a um coração e viajar na leitura, ouvindo sons que divertem e surpreendem. O aplicativo ficou em segundo lugar da edição deste ano do prêmio alemão “Com Kids Prix Jeunesse Iberoamericano”, na categoria de produtos digitais e interativos, organizado com apoio de entidades como Unicef e Unesco. Com uma equipe reduzida, “Frankie for Kids” foi produzido pelo estúdio experimental YB Digital Content.

“Às vezes aprendemos coisas na escola que achamos ‘inúteis’, mas que depois fazem grande diferença e dão sentido aos afazeres do dia a dia. A palestra tem como objetivo ampliar o horizonte dos participantes do NEI e mostrar que novas opções são possíveis no mercado de trabalho”, explica a jornalista e palestrante Samira Almeida.

Em 2013, o NEI completa 20 anos. Com duração de dois anos e totalmente gratuito, o programa envolve alunos do 8º e 9º anos, em horário contrário ao da escola pública, que realizam atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. Não há a necessidade de divisão de séries e nem sala de aula, os participantes são integrados e os professores são facilitadores na busca pelo conhecimento.

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, o telefone de contato é 3499-1555.

Comentários

Dennis Moraes