28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Participação de mulheres em investimentos de risco cresce significativamente nos últimos anos

Compartilhe essa notícia!

Não é de hoje que as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço em todos os segmentos da sociedade, inclusive no mundo corporativo. Essa é uma luta que já acontece há muito tempo, e ganhou ainda mais forças na última década.

Segundo dados publicados pelo Sebrae, entre 2005 e 2015 houve um aumento de 15% no total de mulheres investindo em novos negócios, número que representa 8 milhões de empreendedoras. Isso mostra que o mercado está começando a se moldar considerando a grande quantidade de mulheres que têm seus próprios negócios.

 

Investidoras

Além de investir em novos negócios, as mulheres também estão entrando de cabeça em todas as outras modalidades de investimento. De acordo com a B3, empresa responsável pela Bolsa de Valores no Brasil, este tipo de investimento conta com pouco mais de 880 mil investidores, sendo que destes, cerca de 21% são mulheres. É um número bastante expressivo, sobretudo se considerados os índices anteriores.

Ainda segundo os dados, em 2002 as investidoras representavam apenas 17,6%. Hoje, esse número subiu para 21%, o que mostra que em 17 anos, houve um aumento de mais de 3% no número de mulheres apostando no investimento nacional.

Com relação ao tesouro direto, as investidoras correspondem a cerca de 30%. Mas existe ainda uma série de outros investimentos dos mais diversos que podem ser explorados. O investimento em startups, que é um investimento de risco, é um deles.

 

Investindo em startups

Falando em startups, as mulheres já demonstram grande participação neste tipo de investimento. Breve levantamento feito nas redes sociais da Organismo Brasil mostra o interesse das mulheres pelo setor. Ao todo, elas representam metade do público interessado pelos conteúdos da empresa, que são voltados principalmente à investimentos em startups via equity crowdfunding

Hoje, investir em startups é uma das melhores formas de aplicar o seu dinheiro. Apostar em empresas que têm um grande potencial de crescimento, além de oferecer as melhores vantagens financeiras, ainda permite que você se torne colaborador da mudança do país. E as mulheres já estão enxergando o potencial nessa modalidade.

Segundo Tiago Tozzi, CEO da Organismo Brasil, investir em startups é investir no futuro. Por isso ele acredita que todas as pessoas devem estar inseridas nesse mercado e investindo em startups, tanto homens quanto mulheres.

“Acredito firmemente que as startups já estão fazendo a diferença em nosso país, e as perspectivas futuras são maravilhosas. Existem muitos projetos fantásticos, desenvolvidos por profissionais extremamente qualificados, que estão em processo de desenvolvimento. Nossa missão é engajar o máximo de pessoas neste movimento, seja homens, mulheres, jovens, velhos. Enfim, todos os públicos!”.

O CEO da empresa ainda acrescenta: “falando especificamente das mulheres, sempre tive mulheres maravilhosas ao meu lado, que me educaram, me apoiaram e ainda me apoiam em todo trabalho, sem elas não seria possível que esse projeto estivesse em pé. Além disso, sei da força que elas têm, e por esse motivo fico extremamente feliz em saber que metade das pessoas interessadas em nosso movimento são mulheres”.

Por conta dos números e do envolvimento cada vez mais assíduo do público feminino com relação aos investimentos e mais especificamente, do interesse por investir em startups, Tozzi reforça que a Organismo Brasil está totalmente preparada com profissionais altamente qualificados, para auxiliar as mulheres, sejam elas investidoras ou empreendedoras.

“Hoje, o objetivo da Organismo Brasil é ajudar, tanto as empresas como os investidores. Por isso, as mulheres que empreendem e hoje são donas de startups, também podem contar com a gente para ajudar sua empresa a obter patamares maiores! E para as investidoras que se interessam em conhecer novas modalidades de investimentos, essa é uma grande oportunidade”, diz.

 

Sobre a Organismo Brasil

Atuar e fazer parte da construção de diversas empresas, possibilitou conhecermos de perto os desafios enfrentados pelos empreendedores para conseguir o investimento necessário para seu negócio prosperar. Conseguir investimentos no Brasil é um processo complexo e lento.

Ao mesmo tempo, percebemos que os investimentos com maior chance de retorno, sempre estiveram nas mãos de poucas pessoas em posições privilegiadas.

Queremos mudar isto. Este é o nosso desafio!

Com esta motivação, criamos uma plataforma para conectar os empreendedores e empreendedoras a investidores e investidoras, de forma simples e descomplicada.

Com a Organismo o empreendedor assume o controle do processo de obter financiamento para seu negócio e o investidor tem a chance de participar de negócios inovadores, que farão a diferença no desenvolvimento de nosso País.

Acesse: https://www.organismobrasil.com.br/

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!