fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Pará sedia o III Fórum da Internet no Brasil

Realizado pela primeira vez na região Norte, o evento irá abordar os desafios atuais e futuros da Internet

Entre os dias 03 e 05 de setembro, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promove o III Fórum da Internet no Brasil. Realizado pela primeira vez na região norte do País, o evento traz o lemaConstruindo Pontes e tem o objetivo de disseminar os “Princípios para a Governança e Uso da Internet”, além de promover um espaço de discussão sobre os desafios atuais e futuros da Internet.

O local da realização desta terceira edição do Fórum foi escolhido pelas sugestões dos participantes do evento do ano passado, que aconteceu em Recife (PE). De acordo com os participantes, a região Norte ainda tem pouco acesso à Internet e a qualidade do serviço está muito abaixo do ideal. Alguns dos principais dados da pesquisa TIC Domicílios 2012, realizada pelo CETIC.br, comprovam isso (http://www.cetic.br/usuarios/tic/2012/C1.html). Segundo o estudo, 56% dos entrevistados que moram em estados do norte do País, nunca acessaram a Internet.

Dentro deste contexto de discussão sobre a qualidade e acesso à Internet na região, discute-se também a questão em todo o território nacional. Este é o tipo de debate que interessa a diferentes setores da sociedade, como o usuário final de Internet, gestores públicos, terceiro setor, empresários e estudantes.

Atento aos diferentes públicos que consolidam também a própria estrutura do CGI.br, o III Fórum da Internet no Brasil estará organizado em cinco trilhas temáticas:

1. Universalidade, Acessibilidade e Diversidade;
2. Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; 
3. Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; 
4. Privacidade, Inimputabilidade da Rede; 
5. Liberdade de Expressão e Neutralidade de Rede.

O III Fórum contará ainda com o Seminário de Avaliação dos 10 anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS+10). Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o CGI.br busca liderar essa iniciativa e dar início a um processo de avaliação de posicionamentos dos diversos setores da sociedade frente aos temas de desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Além disso, os debates do III Fórum marcam o início da participação brasileira no Internet Governance Forum (IGF), um importante evento do setor que acontecerá em Bali, na Indonésia, entre os dias 22 a 25 de outubro. O encontro envolve entidades internacionais, como governos, empresas e organizações da sociedade civil, além de especialistas do mundo inteiro interessados no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à Internet.

inscrição para quem deseja participar do III Fórum da Internet no Brasil pode ser feita gratuitamente na Internet. Para preencher o formulário e visualizar a programação completa do evento acesse o site:http://www.forumdainternet.cgi.br/participe.html.

Os jornalistas interessados em cobrir o evento podem enviar e-mail para: pedro.zambarda@s2publicom.com.br ou ligar para (11) 3027-0226.

AGENDA:
III Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2013
Quando: 03 a 05 de setembro de 2013.
Onde: Hangar Centro de Convenções. Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém – Pará.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Comentários

Dennis Moraes