18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

PAPI inicia aplicação de questionários sobre primeira infância neste mês

Compartilhe essa notícia!

Perto de completar um ano de instituição, no próximo sábado (21), o Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI) apresentou, nesta quarta-feira (18), os formulários de pesquisa qualitativa e quantitativa destinados a familiares, crianças e profissionais da rede de apoio e atendimento infantis. Mais de 2,2 mil pessoas serão entrevistadas, a partir deste mês, e suas respostas vão apontar as diretrizes no desenvolvimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.

 

O PAPI visa a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa é coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde. O programa foi lançado pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi em 21 de outubro do ano passado, em cerimônia na Casa da Criança Urupê, no bairro Antonio Zanaga.

 

A pauta da reunião do comitê gestor, realizada na Casa dos Conselhos, incluiu a apresentação e aprovação dos formulários finais de pesquisa e da distribuição por dez Áreas de Planejamento, entre outros itens. Os questionários serão aplicados pela empresa responsável pela compilação de dados e por profissionais das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação.

 

As questões da pesquisa permitirão, por exemplo, verificar como se dá o convívio entre familiares e filhos, analisar as formas de uso de espaços públicos de Americana pelas crianças e explorar as percepções dos pais a respeito de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, esporte, habitação e cultura e lazer.

 

“O PAPI caminhou bem em um ano de trabalho, com reuniões do grupo gestor realizadas semanalmente e até duas vezes por semana, quando a demanda se tornou mais intensa. Agora, o resultado começa a chegar à sociedade americanense, com a aplicação dos questionários e coleta de informações essenciais para desenharmos a Americana planejada pela administração Chico e Odir, uma Americana acolhedora também para as crianças”, destaca o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

 

Participaram da reunião representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação, de Saúde, de Planejamento, de Obras e Serviços Urbanos; dos conselhos municipais de Saúde e de Assistência Social; integrantes da Casa de Dom Bosco, da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brazilian Kids Kare, da Pastoral da Criança região do Zanaga, do Serviço Social Presbiteriano de Americana (SESPA) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Americana, além de voluntária da sociedade civil.

 

 

Texto e fotos por Beatriz Costa (MTb 39.517)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!