SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pandemia e chuvas podem ameaçar o turismo em Ouro Preto

Compartilhe essa notícia!

Entrando para o terceiro ano de pandemia, assim como o restante do Brasil, Ouro Preto, cidade que fica em Minas Gerais, pode ter as atividades turísticas ameaçadas. Situação que é agravada também devido às catástrofes causadas pelas fortes chuvas na região.

 

Em janeiro de 2021, a Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou um relatório que apontou um prejuízo de R$ 21,65 bilhões no turismo mineiro.

 

Entre as cidades mais afetadas, cuja a principal receita vem de atividades turísticas, seja direta ou indiretamente, estão Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes, Belo Horizonte, Capitólio, Diamantina, São João Del Rei, São Roque de Minas (Serra da Canastra) e outras.

 

As frequentes catástrofes ambientais trazidas pelas fortes chuvas, pela constante atividade de extração de minério ou os dois juntos,  também pode ser determinante na escolha do turista em relação ao destino de viagem.

 

Após o que alguns chamam de tragédia e outros de crime ambiental, que ocorreu nas cidades Mariana e Brumadinho e das inúmeras ameaças de rompimento de barragem de minério em Ouro Preto, Pará de Minas e outras cidade mineiras, quem pretendia conhecer o estado, agora pode temer pela própria vida.

 

As dificuldades para chegar até as cidades turísticas de Minas Gerais estão nos mínimos detalhes, tendo em vista que para se chegar em muitas delas, não há transporte direto, consequentemente o turista precisa ir até a capital, Belo Horizonte, para seguir viagem com destino a uma delas, resultando em um maior tempo de estrada, que por muitas vezes ficam parcialmente ou integralmente interditadas por horas.

 

Após seis anos de uma tragédia que repercutiu mundialmente, Mariana conseguiu se reerguer, voltando ao mapa turístico. Para isso foi necessário muito investimento em atividades culturais e divulgação que atraíssem e entregassem novamente segurança aos visitantes.

 

Sendo o turismo na primeira capital de Minas interrompido tão somente por causa da pandemia.

 

Já em sua “irmã”, Ouro Preto, a insegurança é uma constante, não apenas em relação ao coronavírus e sua nova variante Ômicron, como também pelas chuvas e riscos de desmoronamentos ou rompimento de barragem.

Por que Ouro Preto é tão procurada para o turismo

 

Deixando um pouco de lado as questões ambientais e sanitárias, precisamos resgatar o motivo de Ouro Preto ser tão especial para o estado de Minas Gerais.

 

Na verdade a antiga Vila Rica tem grande relevância para a história do Brasil. Pois é uma das cidades onde se iniciou o Ciclo do Ouro, que atraiu os olhares europeus para o país até então colônia de Portugal.

 

Por ser uma cidade descoberta no século XVII e construída no XVIII, resguarda uma arquitetura peculiar, que remete ao Brasil Colônia.

 

Suas montanhas, inclusive, uma delas recebe o Pico do Itacolomi, o clima frio, além das diversas belezas naturais, algumas delas ficam nos distritos, como Lavras Novas, são os principais atrativos da cidade.

 

Ela também é conhecida por abrigar o Museu da Inconfidência Mineira, Igrejas Católicas como a São Francisco de Assis, que tem obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Igreja Matriz de Santa Efigênia.

 

Não poderíamos encerrar este artigo sem mencionar a hospitalidade do povo mineiro. Em Ouro Preto ela fica evidente através da recepção, além de comida. As pousadas em Ouro Preto são bastante procuradas e conhecidas por serem, sobretudo, aconchegantes.

Conheça alguns pontos turísticos em Ouro Preto

Minas de Chico Rei
Parque Natural Municipal das Andorinhas
Casa de Antônio Gonzaga
Museu da Inconfidência
Igreja Nossa Senhora das Mercês
Igreja São Francisco de Paula
Parque Horto dos Contos
Parque Estadual do Itacolomi
Mina Du Veloso
Praça da Estação
Maria Fumaça
Mirante
Lavras Novas
Santa Rita de Rio Preto

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!