Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Pagamentos digitais: saiba quais são as melhores formas

Saber quais são as melhores formas de pagamentos digitais é muito importante para empreendedores de todos os tipos, especialmente do setor de tecnologia, mas também para consumidores. Afinal de contas, se você entende quais são as principais maneiras de pagar pelas suas compras e contratações de maneira digital, está mais preparado para usufruir de recursos mais avançados.

Hoje em dia, as maneiras de pagar por alguma coisa estão cada vez mais avançadas. É claro que nós ainda vivemos um período de grande desigualdade de oportunidades. Para se ter uma ideia, 34 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a bancos aqui no Brasil. No entanto, muitos outros não só usam contas em bancos tradicionais, como os digitais e recursos cada vez mais significativos.

Quer descobrir quais são as melhores formas de pagamentos digitais para usar no seu negócio ou no seu dia a dia? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 melhores formas de pagamentos digitais

1. Criptomoedas

Você já sabe como investir em Bitcoin no Brasil? É possível que sim. Afinal de contas, muita gente começou a aplicar seu dinheiro na criptomoeda mais famosa do mundo quando ela começou a se valorizar bastante nos últimos tempos.

Não é à toa: em 2020, a moeda se valorizou mais de 270% no ano, o que é quase 4x o seu valor inicial. Ou seja: quem tinha algo como R$ 20.000,00 em Bitcoin passou a ter quase R$ 80.000,00.

No entanto, Bitcoin e outras criptomoedas não são apenas ativos de investimento no mercado brasileiro. São também meios de pagamentos. Afinal são criptomoedas e, como outras moedas, servem para a aquisição de bens e serviços (embora algumas empresas já anunciaram que não aceitam pagamento em Bitcoin).

Se você souber como funcionam as criptomoedas, poderá usá-las para fazer ou receber pagamentos digitais.

2. Boleto Bancário

Uma das formas mais acessíveis de pagamento, o boleto bancário é um pagamento à vista feito através de código de barras. Apesar de estar há muito tempo presente nas transações online, ele ainda se mostra atual entre as opções de pagamento mais comuns entre os compradores.

Muitas lojas costumam oferecer descontos para pagamento em boleto, como forma de incentivo para pagamento à vista. E como as taxas de transação para boleto são menores do que a das outras opções, as empresas não saem em desvantagem ao oferecer o valor reduzido.

3. Intermediadores

Intermediadores são empresas que cuidam e oferecem suporte para transações financeiras de qualquer quantidade. Elas surgiram como uma alternativa segura para pagamento em cartão de crédito, uma vez que um e-commerce pequeno jamais teria a mesma capacidade de segurança contra hackers do que uma empresa especializada dedicada a isso.

Hoje, intermediadores oferecem diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, Pix. Basta fazer um cadastro na empresa intermediadora escolhida e é possível até ter uma carteira digital para fazer pagamentos com taxas menores.

4. Pix

O Pix é uma das mudanças de pagamento que logo se tornou a favorita das pessoas. A facilidade de realizar essa transação e a ausência de taxas são os principais motivos que compradores optam pela forma de pagamento.

O Pix nada mais é do que uma transferência feita entre bancos e que, diferente do TED, não cobra tarifas e é finalizada de imediato. Pelo Pix, o vendedor também protege seus dados, pois ele pode gerar uma chave aleatória para cada cliente, já com os detalhes da compra. Ao enviar a chave, tudo o que o comprador precisa fazer é efetuar o pagamento em sua própria conta bancária.

Uma das grandes vantagens do Pix é que tudo isso é absolutamente gratuito para o usuário final. Só quem paga são as empresas que utilizam a ferramenta para receber dos seus clientes, embora o valor pago seja muito menor do que o pago para operadoras de cartão de crédito e outros serviços de pagamentos.

5. QR Code

Nesta forma de pagamento, o vendedor cadastra um link para pagamento em um QR Code. O comprador então aponta a câmera do celular, ou abre a imagem com um leitor de QR Code para acessar o link e optar pela forma de pagamento desejada.

Alguns bancos mais novos já trabalham com a emissão de QR Code para cobranças entre contas, e alguns intermediadores também trabalham dessa forma.

Pronto! Agora que você já conhece as 5 melhores formas de pagamentos digitais, pode começar a usar esse conhecimento para facilitar a sua vida no futuro. Caso você tenha uma empresa, especialmente um e-commerce, poderá usar essas maneiras de pagamento para ampliar as formas de receber dos seus clientes e aumentar as oportunidades de fechar negócios. Já se você for um consumidor, poderá criar contas em serviços que permitam usar essas ferramentas e explorar mais oportunidades.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas vejam novas e diferentes formas de fazer pagamentos digitais!