Política RMC 

Padre Sergio pede audiência pública para discutir segurança da barragem da represa do Salto Grande em Americana

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede a realização de uma audiência pública para discutir o nível de segurança da barragem do reservatório de Salto Grande.

 

De acordo com o parlamentar, após a recente tragédia ocorrida em Brumadinho e a barragem de Americana ter sido classificada em 2018 pela Agência Nacional de Águas (ANA) como “risco A” (que aponta que pessoas próximas poderiam ser atingidas em caso de rompimento), é necessário discutir a situação com a população, órgãos institucionais e representantes da sociedade civil.

 

O vereador lembra que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que administra a represa, informou que a usina foi reclassificada pela ANA no mês passado para a categoria de risco B, com chance de rompimento “extremamente baixa”, mas considera que mesmo assim é importante debater o assunto.

 

“Com tamanha repercussão na mídia, moradores de Americana, Limeira, Santa Barbara d’Oeste e Piracicaba nos procuraram, demonstrando muita preocupação com as reais condições da central hidrelétrica. Por isso, pensamos que uma audiência pública seria a melhor forma de discutir a realidade da barragem”, defende Padre Sergio.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Comentários

Leia também...