Padre Manoá Xavier recebe título de cidadão americanense em sessão solene


A Câmara Municipal de Americana realizou na sexta-feira (13) sessão solene para a entrega de título de cidadão americanense ao Padre Manoá Xavier, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Téo Feola (PC do B).

 

A solenidade aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no bairro Praia Azul. Participaram os vereadores Adelino Leal (PT), Davi Ramos (PC do B), Dr. Ulisses Silveira (PV) e Téo Feola, o prefeito de Americana Omar Najar e convidados, amigos e familiares do homenageado.

 

O autor da propositura que motivou a homenagem falou sobre o histórico de vida do Padre Manoá. “A gente vê o carinho que as pessoas aqui da Praia Azul têm para com o senhor, porque a gente sabe do trabalho que o senhor tem feito com as crianças, com as entidades, com o próximo. Então estou muito orgulhoso de estar aqui hoje para oferecer esse reconhecimento ao senhor, por tudo o que o senhor tem feito pela comunidade”, discursou Feola.

 

O presidente da sessão solene, vereador Davi Ramos, lembrou que acompanha de perto o trabalho do homenageado por morar na região da Praia Azul. “O padre Manoá é diferente porque ele busca juntar toda a comunidade com o único espírito. Ele busca trazer os jovens para a igreja. Toda vez que ele pede algo para a comunidade, todo o olhar dele é coletivo. Eu sei o carinho, a doçura e o comprometimento que ele tem com essa comunidade. E trouxemos essa homenagem aqui para a comunidade para que ela possa saber o quanto o senhor é querido em toda Americana”, afirmou.

 

O prefeito de Americana destacou a alegria de ter o padre como cidadão americanense. “Agradecemos a todo o trabalho que o senhor tem feito com a comunidade. Esperamos que o senhor permaneça por muitos anos aqui conosco, mas caso trilhe outros caminhos e até mesmo chegue a Roma, vai sempre levar o título de cidadão americanense. Parabéns à comunidade da Praia Azul”, disse Omar Najar.

 

Biografia

 

Manoá Xavier nasceu em 22 de outubro de 1984 em Xinguara, no estado do Pará. Filho de Lourival Xavier dos Santos e Janete dos Santos Bueno.

Acolhido na Paróquia Santa Luzia, na cidade de Limeira, prontamente foi nomeado diretor do Teatro da Semana Santa, participando de diversos movimentos e pastorais. Trabalhou na área de atendimento do Dispensário Madre Tereza de Calcutá, onde sentiu o chamado para participar da Igreja como ministro ordenado.

Ingressou no Centro Vocacional no ano de 2006. Participou do manifesto Zumbi +10, na luta por direitos da população negra do Brasil, e da criação do Troféu Ébano, premiação dada a personalidades que lutam pela Igualdade Racial e Social, sendo coordenador do troféu no período de 2006 a 2012.

Exerceu estágios pastorais nas paróquias: São Benedito em Americana/SP, Nossa Senhora do Belém em Descalvado/SP, e também em Santa Gertrudes/SP e Cosmópolis/SP. No ano de 2013, retornou à Paróquia Santa Luzia.

Foi ordenado Diácono da Igreja no dia 19 de Julho de 2013, na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade de Limeira. Foi ordenado Presbítero da Igreja Matriz de Santo Antônio em Americana/SP e em 01 de fevereiro de 2014, chegou à Comunidade São Benedito do bairro Praia Azul.

A Comunidade foi elevada ao título de Quase-Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós e o padre foi apresentado como seu primeiro Administrador Paroquial. Padre Manoá transferiu a programação da Paróquia durante a Semana Santa para a Praça localizada na Avenida São Paulo, permitindo a inúmeros fiéis acompanhar a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Promoveu também a festa da Padroeira, realizando uma barqueata. A imagem da Padroeira navegou pelas águas da represa Salto Grande, saindo da Praia dos Namorados até a Orla da Praia Azul.

Através da Paróquia, desenvolve junto à comunidade um trabalho com artesanato que proporciona a recuperação da autoestima, melhora da concentração e a oportunidade de descobrir novas aptidões.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários

Notícias relacionadas