Ouvidoria SUS registra 118 manifestações em outubro

A Ouvidoria SUS, vinculada a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste e ao Ministério da Saúde, registrou em outubro 118 manifestações de usuários. Entre elas, destacam-se 61 reclamações, 21 denúncias, 25 solicitações, oito elogios e sugestão. Os assuntos mais acessados foram sobre Gestão, Vigilância Sanitária, Assistência à Saúde, Assistência Farmacêutica e Produtos para Saúde.

O controle das demandas recebidas pelo órgão é sistematizado para que as pessoas recebam uma resposta sobre sua manifestação. Segundo o relatório, das 118 demandas, 30% já foram respondidas ao cidadão e 70% estão em análise pelos coordenadores dos setores referente ao assunto. O objetivo é cumprir missão institucional, favorecendo o fortalecimento de uma efetiva gestão participativa, à medida que oferece a integração entre os atores do SUS e seus beneficiários.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria SUS, Miriam Cavichiolli Santana, é importante que a população utilize este canal de relacionamento e contribua com a melhoria dos serviços. “Um ponto destacado é o significativo aumento de registro de elogios e sugestões, dessa forma o cidadão passa a fazer parte da construção de um sistema de saúde que atenda as necessidades da população exercendo cidadania”, disse.

 

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