Outubro Rosa desenvolve atividades no CRAS Romano

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Atenção Básica e NES (Núcleo de Educação em Saúde) segue com as ações do movimento “Outubro Rosa”. Na terça-feira (28) foram realizadas algumas atividades em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) IV, do Conjunto Habitacional Roberto Romano.

O objetivo foi intensificar as ações do “Outubro Rosa”, aumentando a adesão ao movimento, que busca alertar para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Durante o encontro foi realizada uma Oficina de Dançaterapia e ministradas palestras sobre “Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer” e “A Importância dos Exames Preventivos e Auto Exame”, pelas equipes da Rede Feminina e da Saúde da Mulher.

A coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Luciana Moura, destacou as parcerias realizadas durante a campanha. “A mobilização de outros setores da sociedade é fundamental para atingirmos as metas propostas pelo movimento, quanto mais informações sobre a doença, mais vidas serão salvas. Nessa fase da campanha buscamos conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos da mamografia e papanicolaou, além da necessidade de conhecer o próprio corpo, por meio do auto exame, tornando isso uma rotina na prática do dia a dia ”, destacou.

Balanço

As ações do “Outubro Rosa” movimentaram Santa Bárbara durante o mês. Foram realizadas coletas de papanicolaou, encaminhamentos para mamografia, orientações sobre os cânceres de mama e de colo de útero, por meio de palestras, panfletagem, apresentarão de vídeos e salas de espera ativa nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além da Caminhada “Pense Rosa”, que movimentou diversos segmentos da sociedade. Para marcar a programação, o Paço Municipal, Teatro Municipal Manoel Lyra e Praça Coronel Luís Alves (Central) receberam iluminação em tom rosa.

Para Luciana, a campanha que se encerra nessa semana foi extremamente positiva. “As ações de sensibilização à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, desenvolvidas desde o início do mês, mostraram que a cada ano conseguimos atingir uma parcela maior da população unindo forças na luta contra o câncer, o que deve refletir na diminuição dos índices da doença na nossa cidade”, completou.

Fotos: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas