fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Opinião

Outra vez Dezembro? Cuidado!

Por Douglas S. Nogueira

Outra vez dezembro?! O que acontece? Parece que foi ontem em que as luzes de natal piscavam incessantemente pelas ruas da cidade, comemorando a chegada do tradicional mês de dezembro.

         Nova e surpreendentemente estamos aí, no mês 12 às vésperas da chegada do papai Noel, prontos a deixarmos para trás mais um repentino ano.

         A correria novamente está armada, os bolsos ameaçados por motivo dos inúmeros presentes que serão entregues, funcionários do comércio doando-se ao máximo para suprirem as necessidades das pessoas, que parecem saírem de suas casas ao mesmo tempo somente em dezembro. Mas em meio a toda essa euforia é preciso tomarmos muita precaução em relação as finanças.

 Como sabemos é o mês do dissídio (aumento de remuneração obrigatório, em comércio, indústria e prestadoras de serviço) do décimo terceiro salário, das férias e em certas empresas do P.L.R. ou P.P.L. (participação de lucro), mas nem por isso devemos extrapolar com os recursos financeiros, pois aí vai um alerta; dinheiro não aceita desaforo, vem com muito esforço e se vai com facilidade impressionante.

Outra vez dezembro?! Chegou a hora de descansar, viajar, rever familiares e amigos distantes, o momento de confraternização está aí e de cuidados financeiros também.

         Não há como negar, dezembro por mais rápido que chegue, é realmente emocionante, o clima natalino, de fim de ano, parece penetrar mal educadamente em nosso interior, sem avisar ou pedir licença.

         As férias escolares batem na porta dos estudantes, as do trabalho nas dos milhões de colaboradores de empresas espalhados por todo canto, esse é dezembro que outra vez chegou. O litoral de braços abertos prepara seu terreno para recepcionar os inúmeros turistas, as crianças com olhos e corações ansiosos vislumbram a chegada do bom velhinho, chegou outra vez dezembro.

         Na verdade, temos que planejar como iremos atuar no fim de ano em relação a gastos, para que começando janeiro, os compromissos inevitáveis sejam quitados de forma tranqüila. Viajar, passear, presentear lógico é algo maravilhoso, principalmente em dezembro, onde o sentimento de festa nos envolve incessantemente, porém, fazer tudo isso achando que janeiro nunca irá chegar é um verdadeiro suicídio, a não ser que você seja um privilegiado pelas notas de cem, ainda assim corre riscos, pois quantos ricassos tornaram-se parte integrante da pobreza brasileira ou retornaram para ela, por imprudência financeira? Quantos? Por isso dezembro outra vez chegou, cuidado!

        Nossa vida deve ser aproveitada ao máximo, com o maior gozo possível, entretanto, sempre planejada, prevendo o que poderá ocorrer mais adiante. E é exatamente essa falha que ocorre na vida de grande parte dos brasileiros, podem até planejar seus caminhos, no entanto somente até novembro, pois em dezembro dá-lhes então um verdadeiro branco em suas cabeças e a irresponsabilidade toma-lhes a frente, arrancando de seus bolsos até o último centavo, para que encontrem o novo ano na mesma situação crítica e tradicional de sempre, devendo ou prestes a entrar no mais escuro dos vermelhos. Reflita; “Viver bem o presente é porta segura para o sucesso futuro”.

Mais um dezembro chegou, esta aí bem junto conosco, estamos vivendo-o, mas lembre-se muita prudência e planejamento. Um mês que antes era esperado de forma minuciosa, hoje mal dá tempo para detalhes, preparações natalinas ou gastos planejados de final de ano, a sua chegada é veloz. Todavia, o mesmo é sempre sinônimo de festa, então prepare-se rapidamente, planeje da melhor forma suas finanças porque novamente dezembro chegou.

 

Douglas S. Nogueira

Técnico de Planejamento da Manutenção

Blog: www.douglassnogueira.blogspot.com

E-mail: douglas_snogueira@yahoo.com.br

Comentários