3 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Outbound x Inbound marketing: descubra qual o ideal para sua empresa

Compartilhe essa notícia!

O marketing possui diversas estratégias que são usadas dentro e fora da internet, conhecidos como Inbound e Outbound.

O inbound tem como objetivo despertar o interesse do cliente por meio de conteúdo e o outbound é o jeito tradicional de fazer marketing, com propagandas físicas e digitais.

Ambos evoluíram muito e continuam evoluindo para que as empresas, independentemente de seu segmento, possam atingir seus objetivos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é Inbound e Outbound para que você possa identificar suas diferenças e principais vantagens.

O que é Inbound Marketing?

Podemos dizer que tudo o que existe de estratégia orgânica está dentro do conceito de Inbound Marketing.

Trata-se de um conjunto de ações que tem como objetivo despertar o interesse do cliente e fazer com que ele vá até a marca por meio de conteúdo relevante.

Um exemplo de Inbound é uma empresa que ofereça curso NR 35 criar um blog e neste blog publicar conteúdos ricos em assuntos do seu segmento. Outras estratégias que envolvem o Inbound são:

  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • SEO;
  • Site institucional.

Vantagens

Dentre as principais vantagens dessa estratégia estão:

Maior alcance

Por meio das estratégias de Inbound Marketing, os canais usados pela empresa terão mais visualizações. Mas, para isso, é necessário investir em materiais ricos que cheguem até os usuários de maneira inteligente.

Leads qualificados

Tudo o que é veiculado é trabalhado de maneira segmentada, ou seja, uma fabrica de cabos eletricos, vai direcionar suas campanhas a quem realmente tenha interesse naquilo que ela faz.

Com isso, ela atrai pessoas que se convertem em leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que têm chances de fechar negócio.

ROI mais alto

ROI é o retorno dos investimentos feitos, e pelo fato de as ações orgânicas exigirem menos gastos, o lucro feito é muito maior.

Além disso, a mensuração dos resultados é instantânea, o que significa que a empresa evita gastos com ações que não trazem resultados.

O que é Outbound Marketing?

Ao contrário do Inbound, o Outbound vai atrás dos clientes de maneira ativa. Ou seja, ele não gera o interesse genuíno, pois chega oferecendo o produto ou serviço da marca.

Antigamente, ele só existia nos meios off-line, como propagandas na TV, jornais, revistas etc. No entanto, hoje em dia ele também está nos meios digitais, a exemplo das propagandas no YouTube, Banners, links patrocinados, etc.

Um exemplo de outbound é uma empresa de aluguel de impressoras SP investir em anúncios pagos no Facebook. Outro exemplo é uma ação de panfletagem na rua ou uma campanha na rádio local.

Vantagens

Assim como o inbound, o outbound também tem suas vantagens e algumas delas são:

ROI mais rápido

Enquanto as estratégias orgânicas precisam de tempo para gerar resultados, o outbound atinge o público a partir do momento em que entra em ação.

Por exemplo, ele consegue trazer os clientes para a empresa em uma semana para o site da marca. Por isso é, também, uma ótima opção para ganhar tempo até que o inbound dê frutos.

Facilmente mensurável

Ao trabalhar bem a análise de dados do processo, como informações de sazonalidade de compra, comportamento do consumidor, etc., tudo fica mais fresco na cabeça.

Com isso, fica mais fácil atingir boas taxas de conversão e direcionar melhor as estratégias, além de conseguir direcionar melhor as estratégias.

É fácil encontrar profissionais na área

Esse tipo de marketing existe há muito tempo, por isso, é muito mais fácil encontrar profissionais de marketing voltados às práticas do outbound.

Velocidade

O tempo para conhecer as personas e garantir que o discurso e a abordagem usados pela empresa são válidos é muito curto.

Com isso, uma fabricante de rede laminada, por exemplo, já pode estabelecer quais ações vai usar e, com isso, usar apenas aquelas que realmente dão resultados.

Conclusão

Tanto o Inbound quanto o Outbound são estratégias importantes para as marcas, independentemente de seu segmento.

Por isso, é possível unir as duas para atingir mais rapidamente os objetivos e impactar o público certo e no melhor momento.

Enquanto as estratégias orgânicas do Inbound Marketing vão trabalhando na atração dos clientes, as práticas do outbound os pega pelas mãos e os conduz para os canais da marca. Assim, a divulgação é maior e mais rápida e os objetivos são garantidos.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!