19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Os desafios do tempo e o início do ano letivo

Compartilhe essa notícia!

250 adolescentes serão desafiados a encarar as “Marcas do Tempo” no 1º Semestre do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi.

O ano de 2016 será um ano de grandes acontecimentos. Mais de 5mil municípios irão redefinir seu cenário político, haverá eleições em alguns dos maiores países do mundo, como Estados Unidos e a Rússia, eventos desportivos, aqui no Brasil, vão captar milhões de telespectadores e tem a aguardada chegada da sonda Juno a Júpiter. Os novos tempos e a nova configuração geracional obrigam os educadores a evoluírem-se e modernizarem-se. No NEI, os educadores continuam com a missão de inserir os adolescentes no contexto global e ajudá-los na busca pelo conhecimento e a trabalhar a partir de temas que estão em voga no Brasil e no Mundo.

Segundo a Diretora do Núcleo de Educação Integrada (NEI), Luciana Bueno Bruscagin, “não é mais possível trabalhar a Educação com alunos do século XXI, utilizando métodos e profissionais do século XIX”. E continua, “fazer do adolescente um protagonista de sua formação e propor desafios, com temas dinâmicos e atuais, instigam situações de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento da autonomia, a busca pelo saber e a capacidade de liderança. É preciso colocar esses adolescentes diante de questões e problemáticas que exijam deles uma postura criativa, responsável e solidária. É preciso imprimir uma Educação que vise à transformação do indivíduo.”

“Marcas do tempo” é o tema que norteará os desafios pedagógicos do primeiro semestre do ano letivo do NEI. “Quando escolhemos o título ‘Marcas do Tempo’, pensamos na possibilidade de revelar alguns significados relacionados ao tempo nas diferentes disciplinas que compõem o currículo do NEI. A partir dos desafios, os alunos terão a oportunidade de visualizar, entender e refletir sobre acontecimentos, obras, pessoas, descobertas, criações e manifestações que aconteceram e marcaram o tempo, que acontecerão e marcarão o tempo, mas também verão que o tempo imprime as suas marcas.”, afirmou a orientadora de Literatura e Escrita, Maria Regina Sargiolato.

Do “Time Turner” de Hermione (Harry Potter) ao Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas, clássico Charles Lutwidge Dodgson, passando por “A Persistência da Memória” de Salvador Dalí à física relativista de Einstein, de Sheldon Cooper à genialidade de Stephen Hawking, das rotinas cotidianas de esperar pelo ônibus até os intermináveis minutos na cadeira do dentista, dos stop motions aos 16 minutos do Bolero de Ravel, as marcas do tempo carregam sentidos complexos: são físicos, mas também, são sentimentos.

Há quem diga que a única proeza humana em relação ao tempo foi medi-lo. Desde os movimentos da Lua e do Sol, das estações e dos dias, das frações, horas, minutos, segundos. O famigerado relógio que nos permite medir o tempo e marcar as nossas necessidades diárias, recordar a memória, o sonho e o desejo. As marcas do tempo nos permitem uma interpretação artística e filosófica ao mesmo tempo em que possibilitam uma compreensão científica das propriedades do espaço-tempo.

Propor aos adolescentes, de 10 a 14 anos, esse tipo de reflexão, contextualizada ao seu cotidiano, sem jamais abandonar o currículo escolar fundamental precisa ser a essência da escola moderna. E é, ao menos, na escola da Fundação Romi. Não bastasse a vanguarda no ensino Núcleo de Educação Integrada, o receptivo ao novo ingresso requer ambientação para, como afirma o educador de História e Filosofia, Marcelo Salomão, “quebrar a infantilização natural das experiências anteriores e despertá-los para a idade e autonomia que eles, os alunos, têm, de acordo com suas idades”. E continua, “o receptivo dinâmico, com a participação efetiva dos já alunos, quebra o medo do novo e os inserem aos novos espaços, às novas rotinas, às novas regras, expandido suas mentes para os novos amigos e para uma nova e moderna educação”.

Matrículas abertas 2016

O NEI, a escola da Fundação Romi, está com matrículas abertas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Os interessados podem acessar www.educacaoquetransforma.org.br ou entrarem em contato com a secretaria da escola pelos telefones 3499-1553 e 3499-1556.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!