fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

Orquestra Filarmônica Ninho Musical encerra 2019 com mais três apresentações

Orquestra formada pelos participantes do Projeto Ninho Musical, edição 2019, encerra turnê de apresentações

 

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical, que iniciou as apresentações de 2019 no dia 09 de novembro no Tivoli Shopping, encerra a turnê do ano com mais três exibições esta semana nos dias 10, 14 e 15 de dezembro. Todas as apresentações são com entrada gratuita e censura livre.

No dia 10 de dezembro, terça-feira, a partir das 20h30, os participantes do projeto Ninho Musical realizarão concerto no palco da Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste, dentro da programação especial de final de ano. É uma ótima oportunidade para prestigiar o comércio local e ver uma bela apresentação. Já no dia 14, sábado, às 18 horas, o hall da Estação Cultural da Fundação Romi será o espaço contemplado. Durante este dia haverá edição da Estação Artesanal: feira de arte, cultura e gastronomia, e também comemoração de 12 anos de funcionamento do espaço plural e multicultural. Para finalizar a turnê com chave de ouro, no domingo, dia 15, às 10 horas, os músicos se apresentarão na Igreja Matriz de Santa Bárbara, um dos cartões postais do município.

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical é resultado do projeto Ninho Musical, uma iniciativa da Fundação Romi, que em 2019 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo.  O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. Sob a coordenação pedagógica do Maestro Paulo Bellan, os participantes têm acesso desde teoria musical até práticas de instrumentos, com o ápice na formação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, e suas apresentações.

Para o maestro Paulo Bellan a expectativa é realizar contagiantes apresentações, para fechar 2019 de maneira brilhante. “Há um calendário de mostras públicas de nossa Orquestra Filarmônica Ninho Musical com mais três apresentações: na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas). No último ano fizemos seis apresentações para mais de duas mil pessoas nas cidades da região. Este ano não esperamos menos. Além de ser um marco na formação de nossos alunos – assumir o palco e expor-se publicamente, segurando sua euforia e nervosismo – é uma grande oportunidade para o público que nos recebe, de conhecer, bem de perto, um concerto instrumental, com interpretações de clássicos e populares. A música aproxima as pessoas e o nosso projeto, também, tem essa função ”, conta o Maestro Paulo Bellan.

Para o superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, o resultado do projeto Ninho Musical, a Orquestra Filarmônica Ninho Musical, oportuniza à população de Santa Bárbara d’Oeste e região apresentações gratuitas de música de orquestra. “Os espetáculos, em distintos pontos da cidade, públicos e gratuitos, levam ao público barbarense e das cidades do entorno o acesso à música orquestral e à cultura desta”, diz o superintendente.

As últimas apresentações da Orquestra Filarmônica Ninho Musical em 2019 acontecerão na Praça Central (dia 10/12, às 20h30), Estação Cultural da Fundação Romi (14/12, às 18 horas) e Igreja Matriz de Santa Bárbara (dia 15/12, às 10 horas). As oficinas do Projeto Ninho Musical acontecem às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. Mais informações acerca da programação da Estação, oficinas e inscrições podem ser obtidas através do site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

 

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários