Brasil / Mundo 

Órgão regulador da Colômbia visita estação de satélites no Rio de Janeiro

A presidente da Agencia Nacional del Espectro (ANE) da Colômbia, Martha Liliana Suarez, visitou, nesta segunda-feira (2/10), a Estação de Monitoração de Satélites da Agência Nacional de Telecomunicações (EMSAT/Anatel) no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da visita é aprofundar a cooperação entre os dois países, especificamente no uso conjunto da Estação de Monitoramento.

A Anatel assinou em junho deste ano um acordo abrangente de cooperação com o regulador colombiano e a visita de Martha Liliana deve possibilitar avanços no estabelecimento de regras específicas para o uso da Estação de Monitoramento de Satélites pela ANE. Na visita, ela apresentou diversos questionamentos técnicos, alguns relativos às faixas de frequência e geolocalização, que foram respondidos pelos especialistas brasileiros.

Para o gerente do escritório da Anatel no Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieitas de Almeida, a estação de monitoramento de satélites, que já é largamente usada pelo Brasil, pode ajudar também os países vizinhos em casos de interferências e ações de fiscalização. O Brasil também tem se comunicado com outros países e com a própria União Internacional de Telecomunicações (UIT) para estabelecer acordos de cooperação no monitoramento satelital.

Ele explicou que a EMSAT tem duas atividades principais, a identificação e localização de fontes de interferência e o monitoramento de satélites, como identificar as frequências que o satélite está emitindo.  “A Anatel recebe inclusive solicitações das empresas satelitais de ações da EMSAT para identificação e solução de interferências”, disse.

Martha Liliana Suárez participará, nesta terça-feira (3/10), do Futurecom 2017, um dos principais eventos do setor de comunicações, que está sendo realizado nesta semana na cidade de São Paulo. Ela estará, das 14h30 às 15h50, no painel “Anatel-UIT: Internet das Coisas para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O painel também contará com o conselheiro da Anatel Leonardo Euler. Na quinta-feira (5/10), Martha Suárez e a superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Maria Lúcia Ricci Bardi, das 11h10 às 12h40, participarão do painel “A importância de uma América Latina Integrada e Conectada”, também no Futurecom.

Comentários

Leia também...