24Horas Santa Bárbara d´Oeste Variedades 

Operação Estiagem continua em Santa Bárbara d’Oeste

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste segue com a Operação Estiagem até o dia 30 de setembro. As ações são intensificadas seguindo o Plano Preventivo de Defesa Civil frente à queda de umidade relativa do ar, ondas de frio e  incêndios em coberturas vegetais.

Dentre as ações da Defesa Civil na Operação Estiagem estão o monitoramento meteorológico, mapeamento e vistoria de áreas de risco, limpeza de aceiros e atendimento de emergência em conjunto com o Corpo de Bombeiros. O GPA (Grupo de Proteção Ambiental) também aumenta a fiscalização, principalmente contra queimadas.

De acordo com a Defesa Civil, o Município está em Estado de Observação, ainda dentro da normalidade. Para prevenir doenças respiratórias pelo tempo seco, as orientações são umidificar ambientes com recipiente com águas, toalhas molhadas, se hidratar bebendo bastante água ao longo do dia, lavar olhos e nariz, fazer uso de soro fisiológico no nariz para evitar sangramentos e evitar atividades físicas no período das 12h às 17h.

Durante os 153 dias da Operação Estiagem, que começou em 1º de maio, choveu apenas 11 mm. O último dia de chuvas mais intensas em Santa Bárbara foi registrado em 16 de maio. A previsão é que as chuvas se intensifiquem nos próximos dias.

A Defesa Civil recomenda a população não atear fogo em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarros nestas áreas e, em caso de incêndios acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou 3454-3075 (horário comercial). Em caso de incêndio criminoso, a população pode acionar o setor de Fiscalização de Obras e Posturas pelo telefone 3463-7878 ou o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Comentários

Leia também...