RMC 

OMA promove observação da Lua e de Saturno na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (29), os visitantes do Observatório Municipal de Americana terão a oportunidade de visualizar dois astros na mesma noite, a Lua e seu relevo acidentado e o planeta Saturno com seu sistema de anéis.

 

A Lua, único satélite natural da Terra, estará na fase crescente, poderá ser vista com riqueza de detalhes, de crateras a vales, de vastas planícies a montanhas que podem chegar a 400 metro de altitude. Devido à pequena distância da Terra, cerca de 350 mil km, o relevo lunar é observado plenamente.

 

Saturno estará, nesta sexta, a 1.534.000.000 km da Terra, na constelação de Ophiucus. Gigante gasoso, o planeta é 750 vezes maior em volume do que a Terra e é formado, principalmente, por hidrogênio e hélio, com ventos de até 1000 km/h e temperaturas de 180º C negativos. Sua densidade é menor que a da água, o que significa que se fosse colocado em oceano, ele boiaria.

 

O Observatório Municipal de Americana, órgão ligado à Secretaria de Cultura e Turismo, está aberto a visitação pública todas as sextas-feiras, das 19h às 22h, se as condições atmosféricas forem favoráveis. Com tempo nublado ou chuvoso, as atividades são automaticamente canceladas. Durante as visitas públicas, são realizadas observações dos astros através do potente telescópio de 14 polegadas, instalado recentemente, e de telescópios secundários externos.

O OMA está localizado nas dependências do Parque Ecológico, à Rua Itacolomi, nº 1113, no Jardim Ipiranga. A entrada é pelo Jardim Botânico. Informações pelo telefone (19) 3407 2985.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...