20 de maio de 2024

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Olhares da Metodologia Ludocriativa na formação do sujeito

Valéria Caetano da Silva

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De acordo com os estudos do pesquisador Raimundo Dinello, a Pedagogia da Expressão, partir da Metodologia Ludocriativa nos coloca em seus apontamentos a respeito das grandes transformações socioculturais que o atual processo de globalização provoca nos modelos de escolarização, gerando profundas crises. Então vão surgindo novas propostas como a Pedagogia da Expressão e sua correspondente Metodologia Ludocriativa, que remetem à profundas modificações nas práticas habituais dos docentes.

Dessa forma, percebe-se que o trabalho pedagógico se concentra nos processos de aprendizagem do educando. Contudo, é uma necessidade de focar a qualidade da formação de bons educadores. Uma das crises, diria a mais grave, é essa formação do professor que precisa ser formado numa mesma velocidade que a sociedade exige, pois esta evolui, e atualiza, num átimo de tempo que a escola precisa acompanhar.
A Pedagogia da Expressão é uma agenda aberta de trabalho, assumindo a experimentação e a experiência para criar. Entre ambos está o processo do aprender que os une e que os delimita, trazendo à tona emoções e sentimentos na vida do aprendiz.

 

Posto isso, consideramos que é de primeira necessidade que o professor crie uma sinergia própria em sua aula, pois os alunos chegam ávidos por novidades com alegria e atividades ludicas, sendo certamente a melhor maneira de recebê-los, pois estão predispostos, curiosos para descobrir novidades que lhe esperam como aprendizagem. É nesse momento que o docente é desfiado a criar um ambiente propício com disposição para a práticas de atividades interativas em grupo dando iniciação ao lúdico permitindo ao aluno criar. Confirmar sua aceitação no grupo, afirmar sua inteligência utilizando novos objetos, utilizando os seus instrumentos, suas técnicas com propósito de adquirir novos aprendizados.
O pesquisador Raimundo Dinello afirma que a Metodologia Ludocriativa está em necessária consonância com a proposta pedagógica e esta é construída em função da sociedade que desejamos compartilhar. Atualmente, a sociedade tem nos exigido uma nova postura quanto aquela didática que mantém seu esquema do professor repassar o conteúdo ao aluno. Vale lembrar a posição de Vygotsky, que tem nos colocado que as aprendizagens são facilitadas na intercomunicação das situações de conhecimento proximal. E com a evolução da sociedade, um novo modelo nos é exigido. Há necessidade que haja mais aprendizagens do que apenas a reprodução de temas de ensino.

Para tal é necessário um novo modelo de metodologia, de um novo modelo de professor, contudo, vamos ressaltar a Metodologia Ludocriativa e verificar como ela se situa nestes processos evolutivos dos métodos. Em primeira mão, temos que considerar o ensino num patamar de análise de casos e da aprendizagem baseada na apresentação de problemas, sendo que os alunos possam descobrir e pensar por si mesmos que a sala de aula seja um laboratório vivo de experiências na busca das descobertas.
Assim, o aluno será considerado nessa concepção de aprendizagem um participante ativo na construção do conhecimento.
Agora precisamos considerar a pessoa do professor, que deve oferecer suportes necessários para que isso aconteça, precisando ser um esclarecedor, um mediador, um expert no conhecimento, um interventor que aporta novos elementos, que abre caminhos para o novo e não ofereça o conhecimento pronto. Ele deixa de ser o expositor, implicando mudança em sua postura tradicional.

O aprender do sujeito, refletido na criatividade, que modifica o objeto expressa sua criatividade assumindo uma significação por meio de uma metodologia, que vai exigir mudanças de como respeitar o sujeito a aprender a aprender. Para isso, é necessária a mudança de postura de como se encara o sujeito por meio das aprendizagens.

 

Valéria Caetano da Silva é professora e pesquisadora na área da Educação e autora do livro Metodologia Ludocriativa.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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