SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Oficina gratuita de Produção Cartoneira abre inscrições no CEU das Artes de Santa Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Estão abertas as inscrições para a oficina “Produção Cartoneira: da Escrita à Edição Independente”, ministrada por Douglas Fonseca no CEU das Artes de Santa Bárbara d’Oeste. A atividade propõe uma experiência imersiva na criação de livros artesanais utilizando materiais recicláveis, como papelão, promovendo o acesso à literatura independente.

A oficina é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de experiência prévia. Entre os materiais necessários estão papelão, folhas sulfite, cordão para costura, tintas, pincéis e revistas para colagem. A oficina ocorrerá entre os dias 15 de abril e 3 de junho, sempre às terças-feiras, das 18 às 20 horas.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para participar, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de endereço.

Inspirada no movimento das editoras cartoneras, que surgiu na Argentina durante uma crise econômica para democratizar o acesso à literatura, a atividade abordará desde a escrita criativa até a produção e encadernação dos livros.

Durante os encontros, os participantes explorarão os gêneros poesia, conto e crônica, desenvolverão textos autorais e aprenderão técnicas manuais para edição e encadernação cartonera. Ao final, as obras produzidas serão doadas para bibliotecas, incentivando a difusão da literatura independente.

Confira o cronograma da oficina:

15 de abril – Introdução às editoras cartoneras e à proposta da oficina;

22 de abril – Estudo dos gêneros textuais (poesia, conto e crônica);

29 de abril – Escrita inicial dos textos;

6 de maio – Revisão e aprimoramento textual;

13 de maio – Planejamento e estrutura do livro;

20 de maio – Criação da capa cartonera;

27 de maio – Encadernação e montagem final;

3 de junho – Apresentação e socialização das produções.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!