Oficina de Educação Ambiental gratuita será realizada em Americana


Destinada a professores da região, oficina da Oscip IEMA acontecerá na sede do PCJ

 

O Instituto de Educação e Meio Ambiente (IEMA) vai ministrar, na próxima quinta-feira (13), uma Oficina de Educação Ambiental para cerda de 50 professores de Educação Básica das escolas que compõem as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Formatada pela linguista e presidente da entidade, Ana Lúcia Maestrello de Micheli, a atividade será gratuita, com realização das 8h30 às 12h30min, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP).

“Já estamos com 48 inscritos, a maior parte de educadores americanenses. Nossa expectativa é que os professores aproveitem ao máximo esta oficina, que será ministrada pela Ana – uma educadora com bastante bagagem nessa área. Acreditamos que esta experiência deverá ser repetida mais vezes, visto que os professores sentem falta de propostas inovadoras e capacitações como esta que o IEMA está oferecendo voluntariamente”, afirma a gerente técnica do consórcio, Andréa Borges.

A ação proposta pela organização socioambiental novaodessense compõe as atividades do Projeto Gota d’Água, que visa trabalhar com educadores e alunos das Bacias PCJ o cenário atual de escassez hídrica vivenciado no Estado, abordando a ocorrência de eventos climáticos extremos.

“O projeto ‘Gota d’Água: Preserve cada Gota’ é fruto da remodelação do projeto anterior ‘Semana da Água’, que foi realizado durante 20 anos pelo Consórcio PCJ e capacitou três milhões de alunos de nossas bacias. A nova iniciativa tem intensificado as ações de educação ambiental na região, que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, adequando-se ao calendário municipal de atividades de educação ambiental. Com esse novo projeto, ainda objetivamos tornar permanente a capacitação de educadores e demais participantes, além de ensinar alunos sobre o uso consciente da água – colaborando para uma mudança cultural na sociedade”, ressalta o órgão consultivo.

Fundado no início de 2014, o Instituto de Educação e Meio Ambiente é certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo Ministério da Justiça, e tem como objetivo promover as responsabilidades educultural e socioambiental por meio de sua causa, que é socializar o conhecimento para atender o interesse público.

 

Assessoria

Comentários

Notícias relacionadas