Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Oficina de Dançaterapia será encerrada no Teatro Manoel Lyra hoje


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, finaliza nesta segunda-feira (12) as atividades da edição 2016 da Oficina de Apoio Psicocorporal “Dançaterapia”. O evento de encerramento será realizado a partir das 19 horas no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, localizado na Rua João XXIII, 61, no Centro. Com o tema “Arco Íris – A lenda das Cores”, a iniciativa será aberta a população e contará com apresentações de dança, coral e teatro.

 

O espetáculo irá abordar as “diferenças” das pessoas, porém destacando o que cada uma pode somar nas vidas das outras. “A estória narrará uma lenda de um tempo em que cada cor se achava melhor que a outra. Após um temporal, surgirá um trovão que irá intervir para colocar fim nessa disputa. A partir daí, depois dos temporais, as cores passarão a se unir formando o arco íris”, explicou a coordenadora do grupo, Priscila Martins. “Durante a encenação, os pacientes da oficina irão intercalar algumas danças desenvolvidas no semestre, de encontro com a temática trabalhada de valorizar a aceitação das diferenças”, completou.

 

Além dos pacientes e equipe da Secretaria de Saúde, irão participar do evento Elisangela Fraga e companhia de dança de Piracicaba; Laís Urbano, bailarina e professora de dança de Rio das Pedras; Cris Gomes, bailarina e professora de dança  de Americana; Companhia de dança JK de Santa Bárbara d’Oeste, da professora de dança Karine;  Studio Sherazadee de danças de Piracicaba, com as alunas da professora de dança Priscila Martins. A iniciativa terá apoio de cenários e tecidos de Elisângela Oliveira.
Durante o ano as oficinas foram realizadas as terças e sextas-feiras com coordenação do Departamento de Saúde Mental e NES (Núcleo de Educação em Saúde). O público-alvo foram usuários dos serviços de saúde do município em sofrimento psíquico, como depressão e ansiedade ou com quadros de dor crônica encaminhados pelos profissionais da saúde, que nesse caso avaliaram as oficinas como um recurso de apoio ao tratamento ou a prevenção de recaída dos seus pacientes.

 

A Dançaterapia é uma abordagem artístico-corporal, voltada ao conhecimento pessoal. Neste trabalho em específico, ela se une à técnica da Dança do Ventre, procurando trabalhar por meio de uma prática milenar de estimulação, desenvolvimento e fortalecimento criativo do psicossocial. Os encaminhamentos para as atividades do grupo podem ser realizados por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e serviços de referência da Saúde Mental – CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, Núcleo Infantil e Núcleo Álcool e Drogas.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Dennis Moraes