RMC 

Odir Demarchi propõe instituição da Semana da Saúde Mental no município

O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a instituição da Semana da Saúde Mental, a ser celebrada anualmente na última semana do mês de agosto. A data foi escolhida por ser comemorado em 27 de agosto o Dia do Psicólogo.

 

De acordo com a proposta, durante a semana serão executadas ações de conscientização e prevenção nos postos de saúde e escolas da rede pública municipal de educação. O objetivo, segundo o autor, é conscientizar adultos, crianças e jovens de Americana sobre a importância do diagnóstico profissional e do tratamento adequado de doenças mentais.

 

Odir Demarchi (PR)

“Apesar do grande número de pessoas que necessitam de atendimento psicológico e psiquiátrico, a utilização destes serviços ainda é um tabu entre os brasileiros, o que intensifica o fenômeno do subdiagnóstico. É importante, portanto, que sejam colocados em pauta temas que auxiliem a população a buscar a ajuda profissional necessária”, expõe Odir na justificativa do projeto.

 

“Existe a necessidade urgente de se fazer um trabalho conjunto onde a saúde, a escola e a sociedade se unam com o objetivo de salvar a vida dessas pessoas, que muitas vezes não estão diagnosticadas ou não sabem como conviver com alguém que possui o diagnóstico”, conclui o parlamentar.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

Comentários

Leia também...