fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Observatório de Piracicaba mostra planeta Júpiter


Júpiter “o rei dos planetas” passou a ser o principal astro da lente dos telescópios do Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), órgão da Secretaria Municipal de Educação desde a última sexta, dia 05. À partir de amanhã, dia 8, o planeta estará em seu ponto mais próximo à Terra a 664.400.000 km ou a 35 minutos-luz. O OAP fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Desde a antigüidade, Júpiter é tido como o senhor e mestre do céu. É considerado pelos astrofísicos como o mais importante membro do sistema solar isto porque, se ele fosse quatro vezes maior, seria uma estrela, em razão da pressão que os gases exerceriam sobre o núcleo iniciando o processo da fusão nuclear do hidrogênio.

Por isso, é comum os astrônomos considerarem Júpiter como “uma estrela que não deu certo”. Campeão em tamanho e em importância, Júpiter é também recordista em número de satélites; 63 ao todo. Ao telescópio, contudo, somente são visíveis os quatro principais. Um deles, Ganimedes com 5268 km de diâmetro é maior que o planeta Mercúrio. A visitação ao  público no OAP acontece aos sábados, das 19h às 21h30. A entrada é gratuita.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Comentários

Dennis Moraes