Observações do planeta Saturno começam hoje no OMA

A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Americana comunica que a temporada de observações do planeta Saturno começa nesta sexta-feira (29) e podem ser feitas no OMA (Observatório Municipal de Americana), gratuitamente.

O planeta Saturno é conhecido como “a maravilha do sistema solar” e de acordo com astrônomos por mais bonita que seja uma fotografia, ou uma imagem na TV ou computador, nada substitui a observação ao vivo através do telescópio. “Geralmente são as crianças que mais se entusiasmam, devido à enorme distância que nos separa, a observação detalhada dos anéis, de sua superfície gasosa e satélites, requer instrumentos com fortes aumentos. O OMA possui um potente telescópio que possibilita isso”, disse o astrônomo do OMA, Carlos Andrade.

A oposição do planeta, isto é, quando estará alinhado com a Terra e o Sol, está a 1,4 bilhão de quilômetros. Para percorrer essa distância a luz que viaja a 300.000 km/s, leva cerca de 68 minutos. Portanto, quando você o observar ao telescópio, estará vendo-o a 68 minutos atrás. Segundo os astrônomos o planeta ficará bem visível no céu por mais de quatro meses.

O OMA é aberto ao público todas as sextas-feiras, das 19 às 22 horas, desde que hajam boas condições atmosféricas. Na ocorrência de chuva ou tempo nublado, as atividades são automaticamente canceladas. A visitação é gratuita e não é necessário agendamento. São distribuídas senhas para as observações do céu, e formado grupos de 20 participantes para acesso aos telescópios.

A entrada ao Observatório se dá pelo portão principal do Jardim Botânico. É proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula. Entretanto os pequenos também poderão observar o céu através de telescópios externos que são, igualmente, disponibilizados ao público.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.

Foto: Marília Pierre

Comentários

Notícias relacionadas