sáb. jan 25th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Obras de reforma do Museu da Imigração de S. Bárbara continuam


Seguem as obras de reforma e manutenção do Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste. Nesta semana, equipes executam os serviços de calçamento do pátio e pintura interna. Mantido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, o Museu segue fechado à visitação. A reforma se faz necessária para a conservação do acervo histórico e manutenção do edifício inaugurado em 1.896 e consiste na pintura da parte interna e externa, ferragens e portas e janelas do espaço cultural.

 

O objetivo da reforma é preservar o prédio histórico, podendo assim, compreender e transmitir a identidade cultural da cidade. Além de visitas de barbarenses, diversas cidades do Estado e turistas dos Estados Unidos passam pelo Museu. No ano passado, o andar superior intitulado “Segmento 2 – Correntes Imigratórias” recebeu higienização e limpeza do forro e calhas.

 

HISTÓRIA – O Museu foi fundado em 30 de janeiro de 1988, a partir do acervo da Fraternidade Descendência Americana, organização da sociedade civil responsável por administrar o Cemitério dos Americanos. Seu acervo é composto por objetos diversos como indumentária, porcelanas, mobiliário, utensílios domésticos, material bélico, manuscritos, documentos, e outros pertencentes a personalidades de destaque na região, na maioria imigrantes que se estabeleceram na cidade na segunda metade do século XIX – como artefatos arqueológicos, fotografias, livros raros, documentos, jornais, revistas – que retratam o cotidiano da cidade e o estilo de vida da antiga sociedade barbarense.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes