fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Obra de Troca de rede do Centro continua pelo DAE


O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue com a obra de troca de redes de água e adutoras da região central da cidade. Nesta semana as intervenções acontecem nas calçadas das Ruas General Câmara e Joaquim Nabuco, próximas ao Ribeirão dos Toledos. A obra consiste na substituição de 24.000 metros da antiga tubulação de ferro (redes e ramais) e amianto (adutoras), com mais de 40 anos. O investimento é de R$ 2.746.677,74, entre repasse do governo federal e contrapartida da autarquia.

A nova tubulação é de material de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), com especificações que atendem as normas técnicas e que garantem maior durabilidade no sistema de distribuição, bem como na qualidade da água tratada, uma vez que os tubos antigos de ferro apresentam grandes quantidades de crostas de ferrugem na parte interna, o que pode comprometer a potabilidade da água e a estrutura física dos tubos.

 

“Retomamos essa obra importante, pois sabemos dos benefícios que ela traz à população barbarense. No final do ano, em virtude do aumento no número de pessoas que circulam na área central e das festividades dessa época, optamos por reduzir a velocidade das obras”, comentou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. “Agora com a redução do volume das chuvas, temos novamente o compromisso de finalizar os trechos restantes com a maior agilidade possível. A substituição das redes no Centro da cidade vai auxiliar no controle de perdas, reduzir o número de manutenções e permitirá abastecer os barbarenses dessa região com água de melhor qualidade. Esse foi um compromisso assumido pelo Prefeito Denis Andia que vamos viabilizar para benefício dos cidadãos”, finalizou.

 

Outro ponto importante da obra é a substituição da adutora da Rua Riachuelo, considerada crítica pelos transtornos que causa com os constantes rompimentos. Essa adutora abastece as redes de água dessa parte antiga da cidade, que passará a ser abastecida pela nova tubulação na Rua XV de Novembro, instalada no segundo semestre do ano passado, no trecho que compreende a Avenida Tiradentes até a interligação nos tubos existente na Rua Treze de Maio, próximo da Agência dos Correios, completando seu percurso até os reservatórios da Estação de Tratamento de Água II, na Vila Aparecida.

 

A região do Centro que comporta a antiga tubulação, e que será beneficiada pela obra, compreende o quadrilátero formado pelas Ruas Duque de Caxias, João Lino, Avenida Corifeu de Azevedo Marques e Avenida Tiradentes.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Dennis Moraes